Por:

Empreendedorismo Socioambiental em foco

Por João Gabriel Hargreaves Ribeiro*

Diante do cenário mundial de crise econômica e ameaças representadas pelas mudanças climáticas, o termo socioambiental passou a ser palavra de ordem e valor agregado para o empreendedorismo e os negócios.

As discussões da 26ª Conferência Internacional de Mudanças Climáticas (Cop26) – realizada na primeira quinzena de novembro, em Glasgow, na Escócia – confirmaram a urgência da consolidação de ações de caráter socioambiental.

Em todo o mundo, é fundamental que as atividades humanas e empresariais se adaptemaos padrões e modelos sustentáveis de desenvolvimento.

Cabe a cada indivíduo, e organizações públicas e privadas, cumprir o seu papel a favor da identificação e concretização de soluções inovadoras e pragmáticas. Isso exigirá ações educativas e de treinamento em todas as esferas de atuação humana que interferem no meio ambiente.

Esse direcionamento tem guiado o Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de startups da Universidade – no desenvolvimento de programas, em parcerias com a FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e a ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, voltados paraacapacitação de empreendedores e empreendimentos de impacto socioambiental positivo.

Além disso, as startups germinadas e incubadas no Instituto Gênesis PUC-Rio têm acesso à metodologias de gestão e mentorias sintonizadas com os princípios e valores socioambientais.

Continuamente, buscamos incentivar a utilização dos avanços científicos e tecnológicos, com a visão objetiva de resoluções para os problemas que afetam a sociedade, o meio ambiente e o mercado. Compreender a interdependência de cada parte que forma um todo é primordial para a superação dos desafios que vivenciamos.

Atento às novas legislações, normas e medidas públicasadequadas as questões ambientais, sociais e de governança corporativa e compliance, o Instituto Gênesis PUC-Rio está sempre aberto à dinamização de novas ideias e empreendimentos com potencial transformador para o bem comum.

*Diretor do Instituto Gênesis PUC-Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.