A gênesis da inovação está em você

Por João Gabriel Hargreaves Ribeiro*

A aplicação prática e rápida da solução de um problema. Essa é uma definição clara e direta para o conceito de inovação. No nosso caso, o Instituto Gênesis da PUC-Rio – incubadora de empresas da Universidade – trás associado ao seu nome as palavras “Empreendedorismo e Inovação”. Estes dois termos são nossos pilares, a base sólida para alavancar muitas possibilidades de empreendimentos inovadores no desafiador cenário da pós-pandemia.

Integrando laboratórios, tecnologias de ponta e conhecimentos avançados com pesquisadores, professores, especialistas e empreendedores, o Instituto Gênesis da PUC-Rio leva para dentro das empresas uma nova mentalidade e um novo modelo de operação, focados na melhoria dos processos e na geração de inovações.

Motivado por esses fundamentos e valores, o Instituto Gênesis desenvolve o Projeto Gestão da Inovação, que visa resolver um problema estrutural das empresas: a dificuldade em inovar. Por terem uma estrutura menos flexível e uma cultura já enraizada, muitas empresas tendem a bloquear processos que favorecem a inovação.

O Programa propõe e desenvolve, nas empresas, uma nova mentalidade e um novo modelo de operação, focados na melhoria dos processos e na geração de inovações, por meio da construção e aplicação de metodologias e ferramentas ágeis, adaptadas às necessidades da empresa.

A Gestão da Inovação contempla a realização de quatro módulos. E através desta jornada, a empresa atinge o nível desejado para operar de forma inovadora e centrada no cliente. Todos os módulos, desenvolvidos de acordo com as necessidades da empresa, são customizados para atender as demandas exclusivas de cada negócio:

Imersão em Cultura da Inovação – Consiste em fornecer o conhecimento necessário sobre metodologias e ferramentas ágeis, com o objetivo de melhorar as operações e construir uma mentalidade e uma organização inovadora.

Mentoria a Executivos – Nossa mentoria em Design de Serviços identifica gaps, ganhos e riscos segundo a perspectiva dos executivos, gerando os desafios estratégicos que deverão ser superados para alcançar os objetivos da empresa.

Workshop Cultura e Liderança Ágil – Essa etapa visa desenvolver uma visão de futuro alinhada com o momento atual da empresa, priorizando e desenvolvendo soluções para os problemas identificados na fase anterior.

Desafio Empresarial – Após a identificação dos problemas e necessidades da empresa, estabelecemos um desafio para o desenvolvimento de uma solução através de dinâmicas colaborativas. O objetivo é criar um protótipo da solução. A solução desenvolvida pode resultar em um projeto a ser realizado pela equipe interna da empresa ou buscando uma startup para sua realização.

Por fim, é importante frisarmos que para nós a inovação está dentro de cada um à espera de ser percebida e colocada em prática.

*Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio