Um dia especial para o Rio de Janeiro

Por Cláudio Castro*

Hoje é um dia especial para o Brasil e, em particular, para o Estado do Rio de Janeiro. A posse do Ministro Luiz Fux como presidente do Supremo Tribunal Federal é motivo de orgulho para cariocas e fluminenses, bem como para todo o povo brasileiro. Não é de hoje que ouvimos expressões como “cidade partida”, “país dividido” ou “Fla-Flu político”. Todas sempre tiveram sua razão de ser e existir. No entanto, é dever dos homens públicos, e evidentemente das mulheres públicas, seja no Poder Executivo ou no Poder Judiciário, promover a pacificação dos conflitos sociais em prol de toda a sociedade. E são poucos os homens tão capacitados para esta função quanto Luiz Fux.

E não apenas pelo seu profundo conhecimento jurídico, reconhecido não só em todas as cortes e universidades do nosso país, como mundo afora. Poderíamos falar, também, da sua impressionante capacidade de trabalho, sem a qual seria impossível lograr êxito no cargo que passará a ocupar a partir desta quinta-feira. Mas preferirei falar de duas outras qualidades peculiares e fundamentais para presidir a nossa Corte Suprema: humildade e simplicidade. São adjetivos que sobram aos cidadãos brasileiros, que são a marca do nosso povo, mas não raro são dispensados quando chegamos a cargos de destaque ou poder.

Nunca foi o caso do Ministro Luiz Fux. Nem no Ministério Público Estadual, tampouco quando chegou à Magistratura, onde foi Juiz, Desembargador, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Ministro do Supremo Tribunal Federal. Fux sempre consagrou princípios como austeridade, alteridade e espírito público. Um conjunto da obra que o consagra, como poucos, a ocupar o mais alto cargo de um de nossos Três Poderes, base da nossa democracia.

Há muito mais o que falar sobre o Ministro Luiz Fux. E também sobre democracia. Para aprimorá-la, um dever de todos nós, e para presidir a Corte Suprema, a capacidade de diálogo, mais do que necessária ou desejável, é fundamental. Eis outra característica que marca toda sua vida pessoal e profissional. Nunca conheci alguém, nem nunca tomei conhecimento de alguém que tenha conhecido o Ministro nestes 43 anos a serviço do país, que não reconheça todas estas características aqui mencionadas, e nas quais procuro me inspirar, com a graça de Deus, para seguir também o caminho que Ele me reservara. Hoje, sem dúvida, é um dia de vitória do povo brasileiro. E um dia especial para o Rio de Janeiro.

*Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro