No caminho da melhoria contínua

Por João Gabriel Hargreaves Ribeiro*

A abertura para a mudança é uma das condições mais importantes para o empreendedor. Ele precisa enfrentar situações adversas e desafiadoras com vontade e dedicação para descobrir soluções pragmáticas e inovadoras.

A mudança é perene. Ela é princípio de vida e evolução. E quem não se atualiza e não se aperfeiçoa é fadado a ficar à margem do desenvolvimento, ainda mais no contexto de intensas e rápidas transformações do mercado digital.

Diante desse quadro, o Instituto Gênesis da PUC-Rio – incubadora de startups e centro de empreendedorismo inovador – tem a sua gestão orientada pela cultura da qualidade total e da melhoria contínua.  

Por essa perspectiva, damos ênfase à linha gerencial fundamentada nas etapas de planejamento, decisão, controle e avaliação constante dos pontos fortes e fracosde cada ação realizadas.

Todos nossos processos, procedimentos, projetos, atuaçõese resultados são constantemente avaliados e mensurados por métricas e ótica da melhoria contínua. Graças a esse modelo, estamos gradativamente superando a grave e complexa crise gerada pela pandemia da Covid-19.

Em sintonia com esses valores, os empreendedores do Instituto Gênesis foram ágeis na geração de ideias criativas e na transformação delas em produtos inovadores, com habilidade para torná-los viáveis e rentáveis no desafiador contexto da pandemia.

O Instituto Gênesis da PUC-Rio mantém foco especial na conscientização do empreendedor para a importância da construção de um modelo de gestão, visando a qualidade total. O Gênesis dá o exemplo pela manutenção do CERNE – certificação para incubadoras de empresas –, que segue os princípios de boas práticas. Todos nossosprocessos são escritos, o que favorece a evolução no caminho do compliance e da melhoria contínua.    

O empreendedor do Gênesis é sensibilizado para uma total compreensão da relevância de se cumprir aquilo que está estabelecido em seu planejamento, tudo em conformidade com as normatizações, regulamentações e exigências legais.  

Empreender não é só abrir seu próprio negócio. É tercontrole sobre suas ações, pensar estrategicamente, planejar e agir com capacidade de avaliação dos resultados e aperfeiçoamento permanente do desempenho para atender as reais demandas do mercado e da sociedade.

É importante ressaltar que sozinhos não construímos nada. É preciso se unir, estabelecer relações de confiança e parcerias éticas para concretizar projetos produtivos e eficazes. Esse é um princípio de causa e efeito, que expressamos com a seguinte máxima: ações estratégicas e soluções inovadoras.

De acordo com a base de dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o ecossistema nacional já soma 13.509 empresas inovadoras e escaláveis, o que significa um aumento de 20 vezes nos últimos oito anos.

Vemos com ânimo essa tendência de crescimento e os primeiros sinais de retomada da economia. Nesse sentido, é da maior relevância o recente encaminhamento do Governo ao Congresso Nacional do projeto de lei que criará o tão aguardado Marco Legal das Startups. Com certeza, esse será um expressivo avanço para a desburocratização e o incentivo do desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil.

Que bons ventos nos guiem no caminho da melhoria contínua, a favor do setor produtivo e de toda a sociedade.

*Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio