Sempre em busca de soluções inovadoras

Por: João Gabriel Hargreaves Ribeiro

Durante um período tão incerto como a pandemia da Covid-19, o Instituto Gênesis – incubadora de empresas da PUC-Rio –, junto com as suas startups incubadas e germinadas, descobriu maneiras de inovar.

Como centro de empreendedorismo, não poderíamos deixar de inspirar empresas e pessoas a buscarem soluções para os problemas atuais e, portanto, trabalhamos muito para dar assistência a nossa rede de empreendedores e impulsioná-la a fazer o melhor.

Nossas incubadas, germinadas e graduadas criaram diversas soluções para os desafios levantados pela pandemia – destacadas no Relatório Anual “Ações Estratégicas, Soluções Inovadoras”.  A publicação realça projetos e ações do Gênesis e dos seus empreendedores ao longo da pandemia, tais como o PUC HAK – o Hackaton da PUC-Rio contra a Covid 19. O evento, organizado totalmente online pelo Gênesis, em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC-Rio e a Associação dos Antigos Alunos da Universidade, totalizou 120 inscrições e destacou 10 grupos com projetos inovadores nas áreas de meio ambiente, educação, comunidade, arte, cultura e entretenimento.

Para este ano, já estamos programando novas edições e parcerias para a realização de hackatons, buscando sempre incentivar alunos e empreendedores a trabalharem em conjunto com professores, corpo técnico e departamentos acadêmicos, no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da sociedade e do mercado.

Com relação aos empreendedores do Gênesis, as startups ofereceram, em 2020, as seguintes inovações voltadas para o combate da pandemia: Testagem em massa da Covid-19 para empresas; Plataforma digital para realização de shows e atividades culturais online; Aplicativo para controle da disseminação do coronavírus em empresas; Máscaras sustentáveis contra a Covid-19; Conteúdo para cuidado psicológico durante a pandemia e Aplicativo gratuito para aprimorar aulas online.

“Cultura da Mudança”

O Instituto Gênesis não interrompeu suas atividades um dia sequer. Seguindo todos os protocolos e medidas de prevenção contra a Covid-19, adequamos nossas atividades e procedimentos às metodologias do trabalho remoto e online, com rigor no aprendizado de novas tecnologias e controle da qualidade na sua execução.

Alguns empreendimentos tomaram outras direções, outros permaneceram e se revigoraram com flexibilidade para se reinventar e atender as novas demandas do mercado e, ainda, outras iniciativas empreendedoras perceberam na crise aspectos favoráveis para desenvolver novos negócios e se credenciaram para ingressar no Gênesis.

O Instituto Gênesis não se engessou. Muito pelo contrário, aproveitamos o momento para remodelar as instalações e intensificar procedimentos de segurança com todo o rigor para promover a retomada das atividades presenciais de forma criteriosa e gradativa, implementando a “Cultura da Mudança”.

 As iniciativas e projetos desenvolvidos por nossa rede de empreendedorismo expressam o firme propósito de apresentar soluções para um problema e identificar ideias criativas para atender demandas da sociedade e do mercado.

Fundamentado por essa orientação – concluída pragmaticamente por quem compreende a essência do empreendedorismo –, o Instituto Gênesis iniciou 2021 com uma série de novas ações, continuamente, voltadas para soluções inovadoras.

*João Gabriel Hargreaves Ribeiro - Diretor do Instituto Gênesis da PUC-RJ