Por:

Opinião | Mecanismos de defesa do ego

Por Ronaldo Horowitz, 
Doutor em Psicanálise na Contemporaneidade e arquiteto


Nossa mente é basicamente apoiada em três instâncias que foram introduzidas por Freud na sua teoria psicanalítica. O ID, que representa quem nós somos. O Superego, local onde são introjetadas nossas censuras. E o Ego que nos apresenta ao mundo tentando mostrar quem queremos parecer.

As tentativas de equilíbrio buscam aumentar o prazer, diminuindo o desprazer consequentemente. Esta constante busca pode gerar ansiedade quando surgem algumas situações, como, por exemplo, as perdas de objetos desejados, a privação de uma criança na presença dos pais, a perda de uma pessoa querida ou mesmo de um animal de estimação, a rejeição ou fracasso na reconquista, a desaprovação por alguém que lhe importa, a perda da identidade, de prestigio, o medo de ser ridicularizado, entre outras.

Todas estas tentativas de equilíbrio são geradoras da ansiedade, uma forma de defesa inconsciente que sinaliza um perigo. Para resolvê-la nossa mente adota duas alternativas: a primeira é lidando diretamente com ela e a outra maneira é negando ou deformando a situação. É neste momento que se instalam os mecanismos de defesa do ego. Todas as pessoas se utilizam destes mecanismos naturalmente, porém, devemos ficar atentos ao seu uso excessivo, pois podem indicar alguma patologia.

Freud identificou aproximadamente 30 mecanismos de defesa do ego, porém, nenhum individuo faz uso de todos. Cada pessoa seleciona os quais mais se identifica e passa a utilizá-los de forma regular, de acordo com seu caráter, os fixa no seu ego e repete este processo sempre numa situação semelhante. Podemos citar entre os mais conhecidos: repressão, projeção, regressão, racionalização, negação, deslocamento, identificação, sublimação, compensação, substituição, anulação, idealização, simbolização entre outros.

Vou iniciar uma série de artigos explicando os mecanismos de defesa e exemplificando com casos clínicos para o melhor entendimento de todos. Recebo diariamente no consultório pessoas que apresentam seus mecanismos, mas que trazem muitas angustias e sofrimento. A Psicanálise ajuda ao analisando a ter consciência destes processos e elaborar ferramentas para resolver as questões ao invés de se utilizar destes mecanismos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.