Por:

Mecanismos de defesa do ego: projeção

Por Ronaldo Horowitz*

A palavra “projeção” é um substantivo feminino do verbo projetar e tem origem etimológica no latim: “projicere”, “pro” com sentido de “à frente”, seguido de “jacere” que tem o sentido de “lançar, atirar”, ou seja, lançar para frente. Sendo assim, o mecanismo de defesa do ego denominado “projeção” se caracteriza por um processo de proteção de algo que não podemos lidar. Por isso, montamos uma estratégia de nos desviar de pensamentos e aliviar a ansiedade e culpa, com percepção de sensações desagradáveis, como se elas pertencessem a outra pessoa, causando um alívio por não assumir como próprias.

No consultório, nas sessões de análise, buscamos trazer para a consciência de que este movimento inconsciente está ocorrendo para que o analisando possa lidar de maneira responsável com seus sentimentos sem projetá-los para outras pessoas, proporcionando relacionamentos mais sadios e funcionais, diluindo estas projeções.

O uso da projeção é muito comum porque é muito mais fácil nos livrarmos do que nos incomoda sem envolvimento, sem processar o que é realidade. Na clínica, o analisando se conscientiza de que não é escapando de seus sentimentos que fará bem. A responsabilidade é nossa para se alcançar uma vida emocional saudável.

Vou relatar um caso clínico. Em uma sessão, o analisando trouxe um desconforto muito grande com um amigo de longa data, eles divergiam politicamente e tiveram uma grande discussão. Surgiu um sentimento de raiva muito incomodo e este analisando os negava. Ele trouxe para a sessão sua decepção pela raiva que o amigo estava sentindo por ele, condenando e não admitindo que seu colega pudesse se comportar desta forma, projetando sobre ele o que realmente estava se passando consigo.

Na sessão, trabalhamos com os sentimentos do analisando, que, ao ter consciência do que estava acontecendo, de que a raiva era sua e que poderia se libertar, se reconciliou consigo mesmo e relatou que iria procurar o colega imediatamente para retomar a amizade tão valiosa para os dois.

A projeção é uma válvula de escape, onde transmite-se para outro tudo o que estamos carregando dentro de nós.

A Psicanálise atua desta forma, trazendo para a consciência o que é de nossa responsabilidade para vivermos uma vida mais tranquila e harmoniosa com os outros.

*Doutor em Psicanálise na Contemporaneidade e arquiteto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.