Por:

Você tem se cuidado?

Por Isys de Sousa Lopes*

Nesta onda de skin care e cirurgias plásticas, o autocuidado parece vir tomando proporções inacessíveis e até perigosas. Com isso, proponho que você se pergunte: qual foi qual foi a última vez que se cuidou? Você lembra? Então, o que você fez para se cuidar?

É importante esclarecer que o autocuidado não se resume a procedimentos estéticos, mas sim à junção de boas práticas consigo. Alguns sinais de autocuidado podem ser percebidos quando você se acolhe, impõe os seus limites, se valoriza, separa um tempo para você, dorme bem, cuida da sua saúde física e mental indo ao médico, fazendo psicoterapia e praticando exercícios físicos. Isso tudo pode parecer difícil a partir do momento em que o indivíduo se depara com questões internas profundas que o impedem de dar saltos saudáveis em sua própria vida, questões de ordem social e, ainda que para muitos, para praticar o autocuidado não se precise necessariamente dispor de algum dinheiro, questões de ordem financeira também são fatores que podem ser levados em consideração pois, nas condições atuais em que vivemos, não dispor de algum dinheiro pode implicar em desenvolvimento de transtornos ansiosos e até mesmo depressivos, dissipando assim a oportunidade de olhar para si mesmo com cuidado.

Logo, exercer o auto cuidado em alguns contextos pode ser complicado. Se permitir dar a si mesmo atenção e carinho, entendendo que é há necessi dade em se cuidar pode ser um bom começo, e deste modo, estar bem consigo pode siginificar também promover bem estar aos que estão ao seu redor.

Uma sugestão de exercício para colaborar na prática de autocuidado é anotar numa folha todas as práticas são possíveis e estão ao seu alcance, listando-as depois, conferindo semana após semana quais foram as práticas que você conseguiu executar. Assinalando as práticas que já foram feitas. Não importa a quantidade de práticas que você se propôs, mas sim a qualidade na qual você se propõe a estar presente naquilo que é feito, lembrando que bom mesmo é se sentir bem dentro deste corpo que você habita.

*Psicóloga CRP 05/54953

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.