Bases sólidas para empreendedorismo inovador

Por João Gabriel Hargreaves Ribeiro*

Acreditamos no empreendedorismo inovador como caminho mais promissor para a superação das crises que nos assolam. É com leme e vela posicionados para essa direção que o Instituto Gênesis PUC-Rio segue em frente, desenvolvendo ações estratégicas para concretizar soluções inovadoras.

Procuramos sempre incentivar o despertar da habilidade de se imaginar e antecipar cenários futuros de superação de problemas e de retomada do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Dessa forma, o Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de startups da Universidade – enfrenta o contexto mundial de pandemia seguindo todas as medidas preventivas e protocolos de segurança. Nossos empreendedores recebem todo o suporte de infraestrutura física, assessorias jurídica, financeira e de gestão, dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e melhoria contínua.

Nossos processos, projetos e serviços são aperfeiçoados continuamente exatamente porque acreditamos que venceremos a pandemia e, por isso mesmo, não podemos parar. Precisamos estar preparados para atender as demandas e as oportunidades que já acontecem e se intensificarão num contexto pós-pandemia, que será marcado pelo crescimento econômico.

Com foco no futuro das startups mirando em um desenvolvimento sustentável, saudável e com impacto socioambiental positivo, o Instituto Gênesis PUC-Rio lançou o programa “ Trilha Empreendedores de Impacto – formando agentes de transformação”. Para alavancar recursos para esse programa, iniciamos uma campanha de matchfunding, disponível no site Benfeitoria, plataforma de financiamento coletivo na internet.

O programa tem 30h de capacitação online, composta por palestras de sensibilização e cursos de qualificação, que têm o objetivo de capacitar um total de 180 empreendedores espalhados por todo o Brasil, ao longo de um ano. A Trilha será desenvolvida pelo Instituto Gênesis, junto aos professores de empreendedorismo da PUC-Rio, além dos consultores que fazem parte da nossa rede.

É importante destacar o aspecto solidário e inclusivo da iniciativa, pois quem integra o financiamento coletivo em um determinado valor está dando oportunidade para a participação gratuita, no curso de capacitação, para um jovem aprendiz do Núcleo de Apoio e Ação Sobre o Menor (NEAM/PUC-Rio).

Ao final do programa, o Instituto Gênesis apoiará o desenvolvimento de projetos transformadores e que realmente causem impacto socioambiental positivo, mas também formará indivíduos com competências e habilidades necessárias para a construção de um mundo melhor.

Estamos sempre fortalecendo nossas bases para favorecer o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e sustentáveis.

João Gabriel Hargreaves Ribeiro, Diretor do Instituto Gênesis da PUC-RJ