Desafios da Controladoria no Cenário Atual

Por Thamiris Abdala*

Controle, controlar. A Controladoria está diretamente relacionada com as primeiras empresas multinacionais norte-americanas instaladas no Brasil, sendo um marco na década de 60, quando se instaurou a abertura das indústrias internacionais no País. O desempenho econômico acelerado, geração intensa de empregos e grandes transformações oriundas da globalização acarretaram a necessidade de um controle maior das empresas, para análises das demonstrações financeiras e auxiliar nas tomadas de decisões, que cada vez mais passaram a ser utilizadas, não só pelos próprios gestores, como também por terceiros interessados nas informações.

Esta área se transformou em uma crescente evolução, visto a necessidade das empresas a se adaptarem e se adequarem às mudanças diárias no cenário econômico do País. Ainda diante de todo desafio diário que range os segmentos administrativos, financeiros e contábeis, no cenário atual, a pandemia se tornou o grande inimigo dos empresários.

Se ajustar a grandes modificações em um curto espaço de tempo causou uma grande preocupação nas empresas. O grande questionamento que fica é, por que muitas empresas não conseguiram se manter diante da pandemia?

Cerca de 50% das empresas que fecharam as portas nos três primeiros anos relataram que seus principais erros foram, a falta da adoção de estratégias para evitar desperdícios e a ausência de determinação de lucro pretendido durante as operações.

Segundo o Sebrae, uma das principais causas da falência prematura das empresas de pequeno porte se dá pela falta de planejamento. Contudo, na maioria das empresas o que falta essencialmente é ter um controle financeiro, um efetivo controle contábil e uma análise de risco do negócio, que possa dar alicerces de segurança aos gestores para tomadas de decisões e manter a empresa firme diante de cenários como o que estamos vivendo atualmente.

A Controladoria não anda sozinha, ela está diretamente relacionada aos outros departamentos das empresas. É indispensável à gestão e aplicável a todas as empresas, cujo objetivo é evitar a miopia organizacional, tendo como necessidade a ênfase e a importância da informação contábil alinhado ao financeiro.

A informação contábil-financeira por ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a apresentar. Outras características qualitativas de melhoria são a comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, os quais são capazes de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos gestores da empresa.

A evidenciação, forma e conteúdo são atribuições necessárias nesse segmento, diante da dependência um do outro e a importância do que realmente é necessário evidenciar, faz diferença no resultado.

O relacionamento com todos os stakeholders, ou seja, qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa, é um dos desafios nos cenários atuais, por ser indispensável a necessidade de negociação com tudo e todos que permeiam o ambiente principal dos negócios da empresa, como clientes, fornecedores, instituições financeiras e governo.

O tempo para análise orçamentária torna-se desafiador, visto haver uma necessidade de criação de uma base orçamentária, que possa ser confrontado o orçado com o realizado, que fundamente os elementos informacionais, para tomada de decisão mais estratégica.

A tomada de decisão a curto prazo neste período pandêmico está se tornando necessária, diante da dificuldade de criar cenários de médio e longo prazo devido a fragilidade do mercado no cenário econômico atual, gerando a necessidade de um elemento de planejamento estratégico de três em três meses, e muitas vezes até mesmo em ciclos menores, mensais por exemplo.

O papel da controladoria é evidenciar, criar e tomar decisões com base nos elementos informacionais financeiros e contábeis. Por se tratar de um mecanismo complexo, há a necessidade de elementos individuais que já funcionem para que se torne um mecanismo de controle estratégico e ajude nas tomadas de decisões.

Portanto, os maiores desafios da controladoria no cenário atual se dão pela necessidade de integrar todos os departamentos, obtendo uma comunicação organizacional assertiva onde todas as áreas devem participar da criação do orçamento e na utilização das demonstrações contábeis. Ou seja, a controladoria tomou um papel de integradora de todas as áreas em prol dos objetivos da empresa.

É necessário o conhecimento em todas as áreas e departamentos importantes como administrativo, financeiro, contábil e fiscal e uma boa capacidade de se ajustar aos riscos e incertezas que cercam todo e qualquer negócio.

A controladoria se transformou em uma área essencial para as empresas atualmente que buscam o destaque no mercado, mitigando riscos com base em informações de resultados e decisões estratégicas e maior visão analítica do desenvolvimento financeiro-econômico, conciliado ao planejamento orçamentário, garantindo a previsibilidade financeira e possibilitando aos gestores uma tomada de decisão mais assertiva em tempo hábil.

Há um longo caminho a percorrer caso o seu negócio ainda não tenha "acordado" para esse departamento tão importante para qualquer organização, mas nunca é tarde para um recomeço, então que recomecemos, mais fortes, mais ágeis, mais dinâmicos, como Controllers de fato, não só de livros e de opiniões.

*Controller do Grupo Epicus