Novo Plano Diretor para um novo Rio

A nova proposta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável foi apresentada na última semana pelo prefeito Eduardo Paes e promete ser um outro grande desafio que busca melhorias para os cariocas. O Plano Diretor é a lei que norteia o desenvolvimento urbanístico da cidade, visando a garantia de seu pleno funcionamento e o bem-estar de seus habitantes.

Os principais objetivos são o incentivo ao adensamento do Centro e da Zona Norte, incluindo ainda, a região Super Centro, que já possui transporte, saúde, educação e outros serviços públicos, mas sofre por esvaziamento econômico e o esgarçamento de sua malha urbana.

Visando novos investimentos públicos, a região de Vargens, hoje, registra um grande crescimento populacional e tem parâmetros urbanísticos mais restritos, sendo uma região com grande fragilidade ambiental. O mesmo se refere a Zona Oeste, onde a cidade cresce rapidamente em áreas sem infraestrutura. O que é um ótimo ponto para se trabalhar nessas regiões, esse tipo de investimento, gera uma certa economia e acaba gerando empregos e oportunidades no local.

Outro ponto discutido e que deve ser levado muito em consideração é o compromisso que o novo Plano Diretor traz, com habitações irregulares, invasões de terras e imóveis e com o crescimento descontrolado do solo urbano ao largo da fiscalização. A ideia gerada é produzir um conjunto legal que facilite o licenciamento rápido, consórcios urbanos, cooperativas habitacionais e até mesmo programas de melhorias habitacionais, o que promete regularizar esses locais e deixar cada vez mais o Rio organizado.

A novidade é a criação da chamada Zona Franca Urbanística (ZFU) na Avenida Brasil, que compreende os terrenos numa faixa de 500 metros de cada lado do eixo viário, onde os parâmetros urbanísticos seriam analisados caso a caso. O objetivo é, na medida em que esta região não tem se transformado nos últimos 30 anos, dar liberdade de soluções imobiliárias residenciais e comerciais.

Ou seja, uma ação como essa e o Projeto Reviver Centro andando juntos, o Rio pode ter uma grande reviravolta, não só para turismo, mas sim, para quem realmente faz tudo acontecer, o carioca.

*Presidente do Coalizão-Rio