A importância da logística no e-commerce

Rafael Dal Molin*

Quando discorremos sobre os impactos causados pela pandemia no comércio, muito se comenta sobre o crescimento do e-commerce. Com o comércio físico fechado por alguns meses e o isolamento social sendo incentivado, o setor de comércio eletrônico atingiu um crescimento de cerca de 73% em 2020, segundo o levantamento do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, elevação nunca vista antes.

Entretanto, pouco se comenta sobre os processos internos para que o setor de e-commerce funcione de forma satisfatória. E um dos protagonistas que garantem o êxito das entregas de mercadorias e a satisfação do cliente é a logística, que tem um papel fundamental nas relações comerciais. Todo o controle de estoque, armazenamento, movimentação, etiquetação e envio da mercadoria é de responsabilidade deste setor. É impossível que um e-commerce prospere sem uma logística bem estruturada.

Fazer compras no comércio online gera uma série de incertezas, pois não há contato pessoal com o produto, e por isso existe a preocupação de que ele não seja igual ao que é mostrado na internet, se chegará com defeitos e, se houver defeitos, como poderá ser feita uma troca. É encargo da logística cuidar de todas essas preocupações do consumidor, evitando o mau manuseio das mercadorias e garantindo que os processos de troca sejam fáceis, ágeis e não causem transtornos para os clientes.

Um prazo de entrega mais curto também é uma exigência crescente e vemos cada vez mais marketplaces e lojas online prometendo a entrega de produtos no mesmo dia, até mesmo poucas horas após a compra. De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para receber suas compras rapidamente. Sem uma ótima gestão de logística essa entrega rápida não seria possível, o que frustraria grande parte dos clientes, prejudicando até mesmo os maiores negócios.

É nítida a importância da logística para o e-commerce e como esses dois setores precisam andar de mãos dadas para avançar. Investir em logística é um passo fundamental para o crescimento de uma loja online, para a satisfação dos clientes e o sucesso das vendas. Se ainda há dúvidas a respeito do tamanho do setor de logística no comércio eletrônico online atualmente, tente imaginar o seu dia sem ela. Portanto, vamos começar a valorizar os bastidores dos grandes setores de negócios da atualidade, eles estão mais presentes do que imaginamos e fazem a roda girar.

 

*Rafael Dal Molin é mestre em Computação Aplicada e Ciência da Computação na Universidade de Passo Fundo (RS) e é Diretor da Elevor, scale-up que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos.