Por:

Portas abertas para solucionar problemas

Por João Gabriel Hargreaves Ribeiro*

Os cenários de crise devem ser trabalhados por ações que gerem soluções objetivas e inovadoras. É por essa ótica que o Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de startups da Universidade – desenvolve seus projetos de inovação e ações, voltadas para alavancar iniciativas empreendedoras, nos mais diversos setores.

Nossa vocação multissetorial é comprovada por mais de uma centena de projetos, abrangendo os segmentos de base tecnológica, fintechs, socioambiental, economia criativa e outros.

Um ponto em comum em todas nossas atuações e atividades é o foco na busca de respostas a problemas do mercado, mantendo as portas sempre abertas para a conversação e o diálogo sobre ideias, consequentemente superando desafios e atendendo as mais variadas demandas.

Nossa experiência tem demonstrado que as ações devem ser fundamentadas na ótica da criatividade, tanto em termos de sustentabilidade financeira, como em termos sociais, ambientais e de governança.

Ser empreendedor exige uma atitude desbravadora, consciente, de que a mudança contínua faz parte do seu dia-a-dia, onde polivalência e flexibilidade são atributos essenciais. Condições para se adaptar aos imprevistos desafiadores e atuar produtivamente, sem se deixar dominar pelo temor ou desânimo.

O sistema de portas abertas proporcionou que as nossas startups tomassem diversas direções com voos mais consistentes, atendendo principalmente o mercado demandador. Este sistema viabilizou com mais agilidade a solução de problemas.

A nossa estratégia venceu o período mais duro da pandemia, bem como criou novos focos de atuação, sempre baseados nos princípios do empreendedorismo resiliente e voltados para a transformação social, pessoal e econômica.

*Diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.