Prefeitura do Rio inova em solidariedade com o programa VoluntaRio

Por Luís Leão

A Prefeitura do Rio lançou um novo jeito de impulsionar a solidariedade carioca, o programa VoluntaRio. Através da plataforma digital, qualquer cidadão, empresa ou organização pode verificar quais demandas de mais necessidade e escolher como e o que quer doar. Pode-se doar das seguintes formas: Contribuindo financeiramente, insumos, materiais ou até mesmo doando o seu tempo para ajudar alguém.

O programa já era estudado e desde o início do ano e chegou a atender 700 mil pessoas, 30% a mais do que no mesmo período do ano passado.

A secretária de Assistência Social, Laura Carneiro (DEM), afirmou que o sistema terá total transparência: todo o percurso da doação ficará disponível on-line.

A Assistência Social tem atualmente 118 equipamentos espalhados pelo Rio: 14 CREAs (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e 38 unidades que abrigam população em situação de rua; 47 CRAs (Centros de Referência da Assistência Social); e 19 Conselhos Tutelares. Os CREAs oferecem serviços, programas e benefícios para quem se encontra em situação de risco pessoal ou social, com seus direitos violados ou ameaçados. Enquanto os CRAs atendem a população em situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com vínculos familiares preservados.

Atitudes como essa podem ajudar não só famílias, mas empreendedores e trabalhadores. É possível através da solidariedade fazer até mesmo que a economia volte a circular melhor, uma vez que através de ajudas, pode-se conseguir empregos, parcerias e indicações, fazendo assim, muitas pessoas voltarem a ter uma vida ativa.

*Presidente do Instituto Coalizão Rio