O Galeão precisa ser protagonista

Por Rodrigo Bethlem*

Quando viajamos a América Central, e usamos como Hub o aeroporto do Panamá, saindo do Galeão, é inevitável a comparação, de como o galeão sofreu um esvaziamento.

O Rio tem por vocação ser o grande Hub de entrada do Brasil. Infelizmente nós últimos anos, por falta de articulação política, fomos perdendo este posto para São Paulo. É hora de reagir! A redução do ICMS da querosene de avião, feito pelo governador Cláudio Castro, para as companhias que usem o galeão já é um início. Mas precisamos de outras medidas.

O município poderia fazer um pacote de redução de impostos, para tornar mais atrativo o comércio e outras atividades econômicas no aeroporto. Mas o principal ator, para esta retomada, é o governo federal.

A inexplicável operação de concessão do Santos Dumont , esvaziando o galeão , para tornar mais rentável a cessão do primeiro é de uma falta de visão estratégica que não combina com um dos ministros mais elogiados no governo Bolsonaro, o ministro Tarcísio de Freitas. Para piorar produz esta inanição no galeão, prejudicando fortemente o turismo, no estado natal do presidente da república. Não é desejo de ninguém que a concessão do Santos Dumont vá à frente neste formato.

Acho que os governos devem usar de todas as prerrogativas legais para não permitir isto. Te todo modo , esperamos que o ministro Tarcísio, preparado como é, veja o equívoco que é a continuidade deste processo, da forma como vem sendo concebido.

Ministro vamos fazer o Galeão voltar a ser protagonista. O Rio agradece!

*Ex-deputado e consultor político