Por:

Governo e Prefeitura do Rio decretam luto oficial pela morte de Arolde de Oliveira

Morreu na noite de quarta (21), aos 83 anos, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), vítima da covid-19. Oliveira estava internado desde setembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.

Economista e engenheiro, o político também foi deputado federal por nove mandatos. Segundo o comunicado que foi publicado no perfil do senador nas redes sociais, Arolde teve falência dos órgãos. “Comunicamos que nesta noite o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, Senador Arolde de Oliveira. Falecido vítima de covid e como consequência a falência dos órgãos. A família agradece o carinho e orações”, dizia a publicação. Capitão reformado do Exército, Arolde teve sua vitória no senado considerada uma surpresa ao ser eleito em segundo lugar, atrás de Flávio Bolsonaro, com 2.382.265 de votos, o equivalente a 17,06% do total de votos válidos.

Nascido em 11 de março de 1937, em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, Arolde era o filho mais velho de seis irmãos. Aprendeu a ler com a mãe e iniciou a carreira militar o Curso de Preparação de Cadetes de Porto Alegre, onde completou o Ensino Médio em 1956. No ano seguinte, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, no Sul Fluminense.

O senador era também fundador da MK Music, uma das maiores gravadoras de música gospel do país. Arolde deixa mulher e dois filhos.

Rio terá luto de três dias por morte de senador

Além de lamentar a morte de Arolde, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, decretou luto oficial de três dias no estado. “Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira. Seu trabalho na política e na comunicação do Brasil deixam um legado social em prol da população, em especial dos fluminenses. Minha solidariedade aos familiares e amigos, assim como a todos aqueles que perderam entes queridos nesta pandemia”, disse Castro.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que também decretou luto de três dias, lamentou a morte de Oliveira. “Hoje, no Rio, há uma lágrima em cada olhar. Perdemos nosso senador. Uma carreira muito honesta, digna. Apresento meus votos de pesar e da minha família”, disse Crivella.

Presidente da Alerj, André Ceciliano, emitiu uma nota. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira. Representante do Estado do Rio por 9 vezes na Câmara Federal. Perde o Rio, perde o Brasil. Que Deus possa confortar os corações de familiares e amigos”. escreveu.

O ex-deputado Rubem Medina também se manifestou. “Arolde foi um irmão, um grande parlamentar. Estou muito sentido”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.