Por:

'Nosso governo não respeita ninguém, e ninguém respeita o Brasil', diz Lula à CNN Internacional

Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma avaliação da pandemia de Covid-19 no Brasil e colocou a falta de coordenação nacional como principal motivo para o avanço da doença, numa crítica à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para Lula, as atitudes de Bolsonaro são o motivo da imagem negativa que o país tem passado no combate ao coronavírus. "Nosso governo não respeita ninguém, e ninguém respeita o Brasil hoje", afirmou Lula em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, exibida nesta quinta-feira (18) na CNN Internacional.

"Essa é uma doença que não tem controle no Brasil. Os governadores estão fazendo um tremendo esforço, mas o presidente da República não assume responsabilidade e está até prescrevendo remédios que não funcionam", acrescentou o ex-presidente, em referência, principalmente, à cloroquina. Lula admitiu que no início da pandemia governantes de vários países não sabiam como lidar com a doença, que não tinha a sua gravidade nem tratamento conhecidos até então.

No entanto, o ex-presidente acredita que deveria ter sido criado um "protocolo nacional" contra a Covid-19. "A Covid começou tendo um tratamento inadequado no Brasil e no mundo. O presidente [Bolsonaro] não acreditava na gravidade da pandemia, achou que era uma gripe e era contra o uso de máscaras", relatou Lula. "Um bom administrador teria criado um comitê científico com governadores e autoridades da saúde para ter um protocolo nacional. E agora chegamos a quase 3.000 mortes [diárias] no Brasil", completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.