Por:

Coluna Magnavita - Senador Flávio Bolsonaro assina a ficha de filiação do Patriota e convenção aprova convite ao Presidente Bolsonaro

Por Cláudio Magnavita*

O convite foi realizado pelo presidente do partido Adilson Barroso já há alguns dias na presença do Presidente Jair Bolsonaro, que imediatamente concordou e disse : “Você é Senador da República e o Patriota é uma boa legenda“.

O primeiro sinal da aproximação do senador com a legenda foi a filiação do ex-secretário estadual de Governo do Rio e seu amigo, o publicitário Gutemberg Fonseca, há 15 dias. Ele deverá concorrer a uma vaga para deputado federal em 2022.

O anúncio foi realizado neste dia 31 de maio em Barrinha, no interior de São Paulo, berço original do Patriota. A refundação do partido ocorreu em 2018 e o então deputado estadual Flávio Bolsonaro participou da elaboração dos estatutos, Gutemberg Fonseca foi eleito 1° Vice Presidente Nacional e foi o criador do logotipo da legenda, que estava sendo preparado para a candidatura presidencial do deputado Jair Bolsonaro.  A escolha do nome Patriota (o nome original era PEN - Partido Ecológico Nacional) e o bom diálogo com Adilson Barroso facilitava está opção de ter uma legenda construída para a candidatura.

O advogado Gustavo Bebiano apresentou a solução PSL, que acabou sendo a vencedora, já que o núcleo original da candidatura, os puro sangues, tinham ficado minoria nesta fase da campanha.

O Patriota ficou preso à cláusula de barreira por apenas 20 mil votos e o PSL explodiu, fazendo uma bancada de 52 deputados federais.

Para sobreviver à cláusula, o partido poderia fazer uma fusão com outra legenda que tivesse recebido os votos que faltaram. Surgiu o PRP, de Ovasco Resende, que assumiu a Vice Presidencia e ficou com o controle da fundação, enquanto Nunes se mantinha na presidência. Por ironia, o PRP era o partido do General Heleno e vetou a sua participação na chapa de Bolsonaro como Candidato a Vice.

Para a convenção do dia 31, Adilson Barroso cumpriu fielmente os estatutos e teve a assessoria de ex-ministros do TSE, realizando um ato jurídico perfeito, já que sabia que haveria contestações internas dos persongens oriundos do PRP. Na convenção, além do convite ao Presidente Bolsonaro, foi ampliado o diretório nacional, que passou a contar, entre outros membros, com todos os presidentes estaduais.

O senador Flávio Bolsonaro praticou virtualmente da convenção e reafirmou os seus laços históricos com a legenda. A ata foi lavrada e encaminhada imediatamente ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

O convite ao Presidente Bolsonaro será formalizado esta semana e não houve, por parte do Presidente, nenhuma intervenção nas decisões partidárias, voltando o Patriota ao seu projeto original de ser um partido de direita e preparado para receber Jair Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.