Por:

"Acho que a Niemeyer nunca esteve tão segura quanto hoje"

por Guilherme Cosenza

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella afirmou na manhã desta sexta-feira (31) que uma das principais avenidas da cidade, que liga a zona sul a zona oeste, está pronta para ser aberta ao trânsito. A Avenida Niemeyer, havia sido fechada em abril do ano passado por conta de deslizamentos na via. Dessa forma, foi necessário a colocação de uma encosta em 56 pontos diferentes. 

Foram investidos R$ 34 milhões em obras emergenciais para que o serviço fosse concluído, segundo contou o próprio prefeito. "Podemos garantir que 100% das obras da Niemeyer estão concluídas. Acho que a Niemeyer nunca esteve tão segura quanto hoje, mas a Justiça não pensava assim e nem os peritos. Hoje a Niemeyer com todas essas obras está segura para tempo seco e tempo de chuva, com exceção se houver aquele diluvio", garantiu Crivella, essa manhã para imprensa. 

Além da encosta, a Justiça do Rio determinou também colocação de um anemômetro para medir a velocidade e intensidade dos ventos ou de outros fluídos em movimento. O prefeito afirmou que o aparelho está instalado na avenida e garantiu que não há risco de deslizamento. A prefeitura montou um protocolo para que a via seja fechada nos dias em que a chuva ultrapasse o nível de 38 milímetros e que os ventos atinjam cerca de 70 quilômetros.

A Promotoria solicitou que uma equipe técnica do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) avalie os documentos anexados pela prefeitura. Após a solicitação, o prazo para conclusão é de até 30 dias úteis, contados a partir do próximo dia 06 de fevereiro. 

Porém, a juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, Mirela Erbisti, irá aguardar o parecer do MP. Dessa forma continua sendo válido a decisão dada no último dia 18 de dezembro de 2019 pela 13ª Câmara Cível do TJRJ, que determinou a manutenção da interdição da Avenida Niemeyer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.