Tomatec: Secretaria de Estado de Agricultura trabalha com sistema de produção de tomate em cultivo sustentável

Com o objetivo de garantir a boa qualidade da produção de tomates no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal em parceria com a Embrapa, utiliza o Tomatec, tecnologia voltada para produção de tomate que está mudando para melhor a vida dos produtores no estado do Rio de Janeiro.

O Sistema de Produção de Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec) vem trazendo diversos benefícios aos agricultores fluminenses, impactando diretamente na renda e produção da lavoura do tomate. Com o sistema, os técnicos verificam a aplicação correta da técnica de enxertia de mudas, tornando a produção mais rápida e produtiva, sendo capaz de reduzir a incidência de doenças, aumentando e melhorando a produtividade.

- Para ter uma produção de tomates com práticas sustentáveis e sem resíduos para o consumidor, a Secretaria de Agricultura atua firme na fiscalização. Essa é a forma de garantirmos que os insumos comercializados no estado possuam origem e identidade conhecidas e atendam às normas e padrões de qualidade - ressalta o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

No estado do Rio de Janeiro, a produção de tomates ganha destaque nos municípios Sumidouro, Cambuci e Nova Friburgo. Somando as três cidades o número de produtores chega a 800. O Rio de Janeiro é considerado um dos grandes estados para produção de tomates no Brasil.

- Nosso objetivo é acompanhar a produção de tomates, oferecendo ao produtor técnicas para a produção em cultivo sustentável - destaca o coordenador de Controle de Agrotóxicos, Leonardo Vicente.


Tomatec

Desenvolver e propagar as melhores práticas agrícolas, a partir do uso racional de insumos e recursos naturais, em busca de produtividades mais sustentáveis e da valorização do cultivo de tomates, como parte da cadeia alimentar da agricultura brasileira, são os objetivos que sustentam o Tomatec.

Essa tecnologia é responsável pelo melhoramento do cultivo do tomate de mesa através de boas práticas agrícolas. As principais práticas que estão envolvidas na produção do Tomatec são a fertirrigação por gotejamento, o ensacamento de pencas, a utilização de fitilho nas lavouras e o manejo integrado de pragas.

Para saber mais sobre essa técnica ou até mesmo os interessados em plantar o Tomatec deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Vegetal, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com a Embrapa Solos.