MAM do Rio vive nova crise e terá advogado na direção após saída de Szwarcwald

Por: Gustavo Zeitel

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM Rio, deve anunciar nas próximas horas o advogado Paulo Albert Weyland Vieira como novo diretor executivo da instituição.

Colecionador e integrante do conselho do MAM há cerca de 20 anos, Weyland Vieira é sócio do escritório Vieira Rezende Advogados. Entre 1995 e 2005, foi professor de direito bancário e comercial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio.

Fabio Szwarcwald, que ocupava o cargo desde janeiro de 2020, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda (31), após divergências com o conselho de administração do museu.

Weyland Vieira se reúne com os demais integrantes do colegiado para anunciar oficialmente a mudança na gestão do MAM.

Szwarcwald sai após um período de desgastes com o conselho da instituição, receosa com as despesas de um fundo criado em 2019 a partir da venda da tela "Nº 16", do pintor americano Jackson Pollock.

Em julho do ano passado, o museu anunciou o nome de Pedro Rodrigues para ocupar a direção financeira e administrativa. Szwarcwald alega ter encontrado desde então dificuldades para o encaminhamento de alguns projetos, como a escolha de um seguro para o museu.

Colecionador e egresso do mercado financeiro, Szwarcwald assumiu a direção-executiva do MAM depois de ser exonerado da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a EAV, pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro em novembro de 2019.