Por:

Agora é Lei: o Rio de Janeiro tem um Selo de Qualidade do Café

Fevereiro de 2022 é um mês especial para a agricultura do estado do Rio de Janeiro. Agora é Lei! Foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto que institui o Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro. Um marco para a constante busca pela qualificação e melhoria do café produzido nas nossas terras.

O Selo foi idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com o apoio da Emater-Rio, da Pesagro-Rio e da Associação de Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj) para reverenciar o produtor que se esforça para produzir com sustentabilidade, buscando a qualidade do produto que chega até as mesas dos consumidores.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, o selo vai ser mais um incentivo para os produtores. ”O selo é fruto de muito trabalho. Eu tenho que agradecer a todos envolvidos que fizeram esse momento marcante se realizar. Técnicos, extensionistas, produtores, o Deputado Estadual, Jair Bittencourt, que nos ajuda na Alerj, todos trabalharam para que a gente chegasse a esse momento. E, principalmente, o Governador Cláudio Castro que é um incentivador da agricultura do nosso Estado. Eu tenho certeza que nossos produtores vão sentir orgulho de dizer que são reconhecidos pelo trabalho no campo.”, disse o secretário.

Vice-presidente da Alerj e membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual, Jair Bittencourt, ressaltou a importância de se valorizar a agricultura do Estado. “Quando se falava de café, não se falava do Rio de Janeiro, mas graças ao trabalho da Secretaria de Estado de Agricultura e do empenho dos produtores rurais, hoje o café especial do Rio de Janeiro é respeitado em todo o Brasil. Uma produção quase toda familiar, que dá orgulho pela qualidade que eles estão chegando”, afirmou o deputado.

Depois de tanto trabalho para chegar a aprovação do Selo do Café do Estado do Rio de Janeiro, o presidente da Emater-Rio enaltece o trabalho de cada técnico e extensionista da empresa que se empenhou para este resultado. “Há anos a Emater-Rio trabalha com os produtores rurais buscando sempre a qualidade do café e a sustentabilidade da produção. Ações que vão da escolha dos grãos até o pós colheita. Esse momento é um marco e eu tenho que agradecer a cada técnico, a cada extensionista que se esforçou para que hoje nós possamos dizer que o café do Rio de Janeiro está entre os melhores do Brasil”, concluiu.

O Selo Qualidade do Café do Rio de Janeiro é um incentivo para que os produtores continuem investindo em qualidade e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.