Morro do Banco, no Itanhangá, ganha novo posto de saúde

A prefeitura do Rio de Janeiro autorizou a instalação de um posto de saúde na comunidade do Morro do Banco, no Itanhangá, zona oeste da cidade. Cerca de 16 mil moradores da região poderão ser beneficiados.

Os moradores do Morro do Banco e adjacências sofrem há anos com a falta de atendimento básico à saúde. Atualmente precisam percorrer mais de 13 km para serem atendidos na Clínica da Família Hamilton Land, localizada na Cidade de Deus, em Jacarepaguá apesar de existir Clínica na Muzema e Rio das Pedras, localidades mais próximas. Mas pela divisão geográfica as equipes dessas clínicas não atendem os moradores da comunidade do Morro do Banco.

"Os moradores reivindicavam uma unidade de saúde na comunidade, uma vez que muitas vezes não têm recursos financeiros para se locomoverem até a Clínica da Cidade de Deus. Além de enfrentarem a distância, trânsito intenso, relatam falta de segurança no local, dificultando o pronto atendimento e/ou consultas e tratamentos clínicos", disse o  vereador Marcelo Diniz, que levou o pedido até o prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde,  Daniel Soranz e o secretário municipal de Habitação Cláudio Caiado, que autorizaram a implantação do atendimento de saúde para atender os moradores da região.

O novo posto de saúde vai ocupar o espaço de um prédio desativado, onde funcionava o Posto de Orientação Urbanista e Social, criada pela prefeitura em 1998.