Por:

Autoridades se mobilizam para ajudar Petrópolis

Por: Thaciana Ferrante, Coordenadora de jornalismo da TVC Correio da Manhã

Onze anos depois de uma das maiores tragédias climáticas do país, que matou mais de 900 pessoas e deixou mais de 100 desabrigadas, a região Serrana volta a sofrer com as chuvas de verão.

Desta vez, Petrópolis foi a cidade mais atingida com um volume de água de 260 milímetros em seis horas, capacidade acima do previsto para o mês todo de fevereiro, que é de 238, 5 milímetros, média.

Até agora, 28 pessoas morreram, segundo as autoridades de segurança. A prefeitura decretrou estado de calamidade pública na cidade.

Durante o temporal, a Defesa Civil registrou 95 ocorrências, sendo 80 de deslizamentos nas localidades de Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora, além de 11 chamadas de alagamentos em Alto da Serra, Corrêas, Centro e Mosela.

Circulam na internet vídeos destas ocorrências, como os deslizamentos no Morro da Oficina e a enxurrada de lama na Rua Teresa.

A Concer, concessionária de trecho da rodovia federal BR-040, informou quedas de barreiras afetando o trânsito na serra de Petrópolis.

Nas redes sociais, o prefeito Rubens Bomtempo disse que tinha acabado de chegar a Brasília quando ficou sabendo das chuvas e que por volta das 22h já estaria de volta a Petrópolis.

“O governador já entrou em contato comigo e colocou todo o Governo do Estado à disposição. Eu já liguei pra todas empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal. Enfim, é nesses momentos que a gente cresce. A gente vai se unir, dar a volta por cima e reconstruir nossa cidade novamente. Conto com todos vocês, todos os funcionários, todos os vereadores, essa é a hora de uma união maior. Às 22h eu já devo estar na Comdep e de lá orga- nizando a resposta que a gente
tem que estar dando. E se Deus permitir que pare essa chuva”, escreveu Bomtempo nas redes sociais.

Devido aos estragos causados pelo temporal, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas da rede de ensino estão suspensas nesta quarta (16).

AJUDA PÚBLICA

O governador Cláudio Castro, que estava na região do Médio Paraíba, iniciando a jornada do programa Governo Presente na região, interrompeu a agenda que fazia em Barra Mansa e se deslocou para a cidade serrana, para acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais.

Até o momento, 120 bombeiros do quartel da cidade já estavam nas ruas e 60 militares seguem em deslocamento para Petrópolis. Ainda estão sendo enviadas oito ambulâncias para a cidade para atuar no socorro às vítimas.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, lamentou a situação em suas redes sociais e disse que o presidente Jair Bolsonaro deu ordens de atendimento imediato às vítimas.

“Esse é o momento de prestar socorro e apoiar as forças estaduais e municipais na remoção das pessoas das áreas de risco, bem como de oferecer todo o suporte aos desabrigados. O PR @jairbolsonaro nos determinou mobilização em benefício das pessoas”, escreveu Marinho nas redes sociais.

O prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), afirmou que pôs toda a estrutura do município à disposição do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB-RJ), para auxiliar nas operações.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com as informações do Climatempo, a chuva deve continuar na cidade, mas em volume moderado a fraco nesta quarta (16).

O motivo da chuva, segundo o site, é a chegada de uma frente fria no estado, juntamente com o tempo abafado na região. As temperaturas devem ficar entre 16 e 25 graus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.