Dia Internacional da Mulher: Secretaria de Estado de Agricultura destaca a força das mulheres no agronegócio

Com o tempo, o setor agro vem se adequando e essa transformação vem com a força das mulheres, um grupo indispensável para os bons resultados no campo. Não é por acaso que o setor do agronegócio já percebeu o poder que elas têm e seu próprio papel neste movimento. E, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento destaca o trabalho delas, além de oferecer incentivos por meio de programas da pasta.

A representação feminina esta crescendo cada vez mais, no setor, elas desempenham inúmeras funções essenciais para a atividade, mostrando que o protagonismo feminino vem ganhando espaço na Zona Rural. Segundo dados, aproximadamente 34 mil mulheres rurais estão cadastradas na Emater-Rio, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, uma parcela de 30% do total de produtores. Só no ano de 2020, 26% das produtoras foram atendidas em todo o território fluminense.

- É cada vez mais notório o protagonismo feminino na condução do negócio rural. Temos um número bem expressivo na atuação de mulheres nesse segmento, isso é resultado de muita luta por mais visibilidade e valorização – destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A diversificação e a expansão de algumas áreas nos últimos anos revelam o aumento da presença da mão de obra feminina na área rural, é sinônimo de revolução. O cenário mostra o quanto as mulheres estão antenadas à inovação e novas tecnologias. A produtora rural, Adelaide Santos, de 61 anos, trabalha atualmente com a pequena equipe de funcionários onde estão incluídas 4 mulheres.

Há 32 anos na produção de plantas ornamentais, nativas de Mata Atlântica, restinga e plantas PANC, Adelaide conta o seu amor pelo que faz e o prazer de estar inserida nessa área.

- A mulher vem conquistando posição mais relevante no agronegócio nas pequenas empresas, chamada agricultura familiar. A conquista é ainda maior, pois substitui os jovens que vão para área urbana em busca de sucesso - ressalta a produtora.

Homenagem ao Dia da Mulher

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), realizará nesta terça-feira (08), um Coffee break para todas as servidoras da instituição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorrerá na sede em Niterói e também nos escritórios regionais.

- Desejo que seja um dia de muita felicidade, de muita compreensão, reconhecendo a importância das mulheres que são referências para toda nossa sociedade, para todos os setores, que dão o norte, estando a frente e sendo protagonistas. Eu só tenho que desejar isso. Desejo tudo de bom para todas, aqui na Emater, no estado do Rio e em todo o mundo que precisa do saber e da compreensão das mulheres - afirma o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.