Por:

Produtores do Médio Paraíba são beneficiados com cheques do Agrofundo

Em encontro realizado nesta segunda-feira (28), no município de Barra Mansa, o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, esteve na Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa para realizar a entrega de cheques simbólicos do Agrofundo para os produtores locais e, também foram entregues a “Carteira do Produtor”, que traz reconhecimento para o trabalhador do campo. E para fechar, o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, fez o anúncio do início das operações das máquinas agrícolas na Região.

Durante a cerimônia, produtores locais foram beneficiados pelo Agrofundo, através das linhas de fomento, Cultivar Orgânico, Rio Energia Limpa e Rio Leite, somando mais de R$ 300 mil em créditos concedidos. Esse programa agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura é operacionalizado pela vinculada, Emater-Rio e tem como objetivo estimular e fortalecer pequenos agricultores por meio de financiamentos a juros baixos.

- Estar presente em todos os municípios fluminense e fortalecer os diferentes setores produtivos em nosso estado são os principais tópicos que queremos evidenciar neste governo. Nosso foco é gerar crescimento, emprego e renda nos diferentes polos regionais que existem pelo estado – destacou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, essa parceria com o Governo do Estado é de extrema importância para a cidade.

- Com as chuvas fortes nós percebemos que os produtores sofreram bastante e que muitos não tinham condições de recomeçar. Mas, por mais complexos que os problemas sejam, se trabalharmos juntos é possível que eles sejam superados. E graças a parceria com o estado nós podemos dizer que hoje é um momento de comemoração - afirmou o prefeito.

Ainda em Barra Mansa, a Secretaria de Estado de Agricultura, anunciou a entrega das máquinas agrícolas. Mais uma ação do programa Estradas Agro RJ que visa promover melhorias nas estradas vicinais a fim de facilitar o escoamento da produção. É um importante instrumento para promover o acesso com segurança aos produtores rurais e permitir que todos possam trafegar em estradas com boas condições, facilitando a vida do homem do campo.

No momento, a previsão é de atuar em mais de 1000 km de estradas nos municípios de Barra Mansa, Rio Claro, Quatis e Volta Redonda.

- É indispensável a execução do Programa Estradas Agro RJ na recuperação das estradas vicinais. Essa ação é de extrema importância para a população e economia do nosso estado - complementou Queiroz.


Carteira do Produtor

A Carteira do Produtor é um benefício do Governo do Estado do Rio de Janeiro, voltado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento é emitido pela Secretaria de Agricultura e capitalizado pela Emater-Rio, que é responsável pela coleta e validação das informações dos produtores. Com essa identificação, o produtor rural tem a facilidade de ter todos os dados necessários em um único documento. É, sem dúvidas, a valorização do trabalhador rural.

- Temos muita satisfação em apresentar a nova carteira do produtor rural, remodelada com todas as informações necessárias para a identificação profissional da atividade, do jeito que eles merecem. É mais cidadania sendo garantida através desse documento, que é integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo, facilitando a comunicação e o acesso à informações sobre processos administrativos - explicou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.