Secretaria de Agricultura destaca o trabalho dos cafeicultores do estado do Rio de Janeiro

Já tomou seu cafezinho hoje? No Dia Internacional do Café, celebrado nesta quinta-feira (14/04), a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento destaca o trabalho dos produtores deste grão que faz parte da cultura nacional e que merece todas as homenagens. Não por acaso, o café é uma das bebidas mais consumidas do país. No estado do Rio de Janeiro, 80% da produção vem do Noroeste Fluminense, com destaque para os municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana. Nesta região, o café é uma das principais fontes de renda da população.

A Região Noroeste é responsável por 80% da produção, que movimenta a economia local. A Secretaria de Agricultura desenvolve um programa contínuo de fortalecimento da cadeia produtiva do café através da promoção de capacitação aos produtores nas mais modernas técnicas de plantio, manejo, colheita e pós colheita de café, justamente em busca da melhora da qualidade do produto.

- A pasta através da vinculada, Emater-Rio, tem dado todo suporte aos cafeicultores fluminenses. Nosso intuito é valorizar cada vez mais essa cultura, através da capacitação e elaboração de trabalhos técnicos que possam levar ao aumento da qualidade do café fluminense - afirma o secretário de Agricultura, Alex Grillo.

Segundo dados da Emater-Rio, a produção total colhida do café fluminense em 2021 foi de aproximadamente 223 mil sacas de café, envolvendo 2.513 produtores, gerando um faturamento de R$ 151.678.670,80.

Para o gerente técnico regional de culturas da região Noroeste da Emater-Rio, Gustavo Polido, o crescimento da cafeicultura na região é fruto de um trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

- Realizamos diariamente visitas as propriedades e atendimentos no escritório, dentre muitas outras metodologias de extensão rural como, dias de campo, cursos, capacitações, excursões técnicas, concursos de qualidade de café, dentre muitas outras. No ano de 2021, por exemplo, contamos com a primeiras mostras de qualidade de cafés da região serrana, II concurso de cafés especiais de Porciúncula e o V concurso de cafés especiais do estado do Rio de Janeiro, onde tivemos recorde de pontuação nos cafés finalistas esses concursos contaram com a participação da Emater-Rio e demais parceiros – explica o gerente técnico.


Polido ainda fala sobre o lançamento do Selo de Qualidade do Estado do Rio de Janeiro, uma oportunidade do produtor ganhar o selo Ouro, Prata ou Bronze, dependendo da qualidade do produto. Para obtenção do selo o produtor precisa se adequar a alguns critérios, como: rastreabilidade do produto, adequação ambiental da propriedade, adequação social e trabalhista e também a qualidade da bebida. Valorizando ainda mais o café do RJ que já vem se destacando nos últimos anos.

- Nosso principal objetivo é a expansão da área cafeeira, aumento da produtividade, implantação de variedades de café modernas, resistentes a pragas e doenças e principalmente a melhoria da qualidade da bebida. Todo esse trabalho vem sendo realizado pelos técnicos da Emater-Rio e contamos também com muitos parceiros que juntos fortalecem a cadeia produtiva do café – complementa.