Wilson Witzel, governador do Rio, diz que está com coronavírus

Por Folhapress

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que está com coronavírus.

Com voz abatida, o político afirmou que não vinha se sentindo bem desde sexta-feira (10) e pediu para fazer o teste da Covid-19, que teve resultado positivo nesta terça-feira (14).

"Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e graças a Deus estou me sentindo bem e continuarei trabalhando aqui do Palácio Laranjeiras, mantendo as restrições e recomendações médicas, e tenho certeza de que vou superar mais essa dificuldade", disse, sem mencionar se ficou ou não isolado desde o início dos sintomas.

"Mas podem contar comigo todo o povo fluminense, que eu vou continuar trabalhando. Eu peço mais uma vez para que fiquem em casa, porque a doença, como todos estão percebendo, não escolhe ninguém e o contágio é rápido", afirmou Witzel.

Ao lado do chefe do Executivo do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), Witzel é um dos governadores que mais se antagonizaram a Jair Bolsonaro sobre a condução da crise do novo coronavírus.

Os dois têm suas gestões da pandemia mais bem avaliada do que a do presidente em seus estados.

​Segundo pesquisa do Datafolha feita de 1º a 3 de abril, os chefes estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro têm, respectivamente, aprovações de 51% e 55% da população. A margem de erro é de quatro pontos percentuais nessa amostra estendida do levantamento nacional do instituto.

Bolsonaro, por sua vez, tinha na pesquisa nacional a aprovação de 33% dos entrevistados, com uma margem de erro de três pontos percentuais devido à amostra mais ampla. Em São Paulo e no Rio, sua aprovação é similar, de 28% e 34%, respectivamente.

O Rio é o berço político de Bolsonaro, que começou sua carreira como vereador no fim dos anos 1980, sendo eleito para sucessivos mandatos como deputado federal com apoio de policiais e de estratos intermediários e baixos das Forças Armadas.

Witzel usou falas duras contra o presidente e manteve políticas rígidas de distanciamento social durante a pandemia.