Última hora: WItzel demite Andre Moura e Luís Cláudio

O Secretário Lucas Tristão vai comandar na prática a Casa Civil e a Fazenda

Por: Cláudio Magnavita*


Em edição extra do Diário Oficial, foi publicada a exoneração do chefe da Casa Civil, André Moura (André Luís Dantas Ferreira) e de Luis Cláudio Rodrigues de Carvalho, secretário da Fazenda. Os dois vinham atuando em conjunto, conforme o Correio da Manhã publicou, criando uma frente de oposição ao secretário Lucas Tristão, que aparentemente sai fortalecido desta disputa.

Para a Casa Civil , assume o ex-subsecretário de Assuntos Jurídicos, Raul Teixeira, profissional experiente e Procurador do Estado, e para a Secretaria da Fazenda assume Guilherme Mercês, economista-chefe da Firjan, que mantinha ampla articulação com Lucas Tristão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Moura e Luis Cláudio passam agora ser os dois inimigos mais poderosos que o governador poderia ter. A saída sinaliza também uma possível cisão com a Alerj.

Nos bastidores do Palácio o sentimento é de que Tristão conseguiu de alguma forma demonstrar que os dois secretários estavam sintonizados com o movimento de impeachment que tem crescido entre os deputados. A demissão eliminaria o efeito de Cavalo de Troia dentro do núcleo do poder.

A tese poderá ser comprovada se houver nos próximos dias mudanças na liderança do governo na Alerj, hoje ocupada pelo deputado Marcio Pacheco, extremamente ligado ao vice-governador Claudio Castro.

Com a ida do Raul Teixeira, a Casa Civil terá uma gestão eminentemente jurídica, passando a articulação política para Lucas Tristão, exatamente o nome mais fragilizado pela operação FAVORITO, pela sua ligação intima com Mário Peixoto.

*Claudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã