Na mira do Legislativo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) instalou, nesta terça (2), uma comissão para acompanhar às medidas adotadas pelo governo de Wilson Witzel no combate ao covid-19.

Para presidir o grupo foi eleita, por unanimidade, a presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputada Martha Rocha (PDT) - que anunciou, também nesta terça, a pré-candidatura à prefeitura do Rio. Já o deputado Dr. Serginho (REP) foi escolhido como vice-presidente e o deputado Renan Ferreirinha (PSB), o relator.

A comissão solicitará ao governo do Rio a cópia dos contratos emergenciais que foram firmados. Segundo a deputada Martha Rocha, será necessário que um técnico do TCE-RJ possa acompanhar a análise desses documentos. O grupo determinou ainda que um representante do Ministério Público tenha assento permanente no colegiado.

A Alerj pretende também ouvir o novo secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, e o antigo, Edmar Santos, que foi exonerado no último dia 18. “Queremos saber sobre os hospitais de campanha, a aquisição de respiradores e de equipamentos de proteção individual, além das condições de trabalho dos profissionais”, explicou a parlamentar. Representantes do IABAS também serão convocados

“Estamos tratando aqui de superfaturamento, da demora na entrega dos hospitais de campanha, da ausência de testes, da ausência de equipamentos de proteção individual”, disse Martha Rocha.