Por:

Prefeitura do Rio prevê as marcações de cirurgias eletivas para o dia 16

As cirurgias eletivas que foram suspensas durante o período de medidas de prevenção à covid-19 podem ser retomadas pela prefeitura do Rio na segunda fase da reabertura de atividades, prevista para o dia 16. Segundo o município, a retomada deve ser gradual, a partir da publicação de protocolos a serem divulgados até o início da próxima semana.

O superintendente de Educação da Vigilância, Flávio Graça, participou de uma entrevista coletiva com autoridades municipais e disse que protocolos serão elaborados com base no que já foi definido pela Anvisa. As orientações serão publicadas em forma de resolução e valerão para unidades públicas e privadas.

A volta das cirurgias eletivas é considerada um passo importante pela prefeitura que, ao defender a reabertura, tem dito que o isolamento fez com que pacientes crônicos deixassem de ser acompanhados e novas doenças de ser diagnosticadas. O prefeito Marcelo Crivella, chegou a dizer que, "se prolongado, o isolamento começa a matar (mais) que o vírus".

A prefeitura afirma ter capacidade de atendimento para absorver um possível aumento do número de casos com a reabertura, iniciada nesta semana. Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação dos leitos de UTI está em 88%, e não há fila de espera para internação. Ainda assim, o prefeito admite a possibilidade de recuar caso a situação se torne pior que o previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.