Após reunião com empresários, Crivella reabre shoppings

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (10) que a reabertura das lojas dos mais de 30 shoppings da cidade foi antecipada para esta quinta (11), véspera do Dia dos Namorados. Os estabelecimentos só poderão receber 30% da capacidade de frequentadores e funcionarão de 12h às 20h.

O prefeito Marcelo Crivella disse que se reuniu com os empresários do setor nesta quarta e acordou regras específicas para o funcionamento dos shoppings.

Até esta quarta, esses estabelecimentos cariocas podiam abrir apenas para que restaurantes e bares servissem refeições nos sistemas drive thru, para viagens e entregas, sem que os frequentadores pudessem ocupar assentos das praças de alimentação, que continuarão fechadas com a flexibilização desta quinta.

A reabertura antecipada para o feriado estava anteriormente programada para ocorrer na fase dois do Plano de Retomada do município, prevista para começar na próxima semana. Crivella disse que a queda na demanda por internações e a disponibilidade de vagas em unidades de terapia intensiva e enfermaria nas redes pública e privada foram considerados parâmetros favoráveis para a decisão.

"Essas curvas clínicas têm dado para gente a tranquilidade de adiantar certas atividades", disse o prefeito, que pediu para que pessoas com sintomas de covid-19 continuem em casa, assim como quem for dos grupos de risco, como idosos e doentes crônicos.