Por:

Ameaçado pela oposição, Eduardo Eugênio quer mudar sistema de votação da Firjan

Por Cláudio Magnavita*

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, realiza hoje ,às 15:30 horas, uma manobra estatutária que pode resultar na sua eleição para um novo período.

A alteração do sistema de votação ocorre na reunião do Conselho na sede da entidade, convocado para a tarde de hoje.

Os estatutos atuais exigem o voto presencial, e Eduardo Eugênio quer aprovar a mudança para voto eletrônico, justificando a covid-19.

A tentativa de mudança ocorre quando, pela primeira vez, ele enfrenta uma oposição de peso, com a chapa encabeçada pela empresária Ângela Costa, que consegue unir a oposição. Ela, que já preside a centenária Associação Comercial do Rio, abriu uma frente de votos que colocou em risco a reeleição de Eugênio, que supera a marca de 1/4 de século a frente da Firjan.

O risco apontado pela oposição é a quebra de transparência e a dificuldade de controlar a transmissão dos votos. Como o colégio eleitoral é pequeno , um pouco mais de 100 eleitores , a eleição, pela delicado momento eleitoral, poderia ser realizado com os cuidados mínimos de distanciamento social e com uso obrigatório de álcool gel e máscara , não citando uma nuvem de suspeição sobre o pleito.

*Cláudio Magnavita é Diretor de Redação do jornal Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.