Campanha pela saúde toma as ruas da cidade

Por Guilherme Cosenza

Aproximadamente 80% da carga de mortalidade no Brasil e no mundo são causadas por doenças crônicas, garante o médico responsável da MedLevensohn, Alexandre Chieppe. Foi esse o ponto de partida que levou a equipe da empresa, com 18 anos no mercado da saúde, a criar um posto de atendimento e prevenção móvel.

Assim, para começar o trabalho, o grupo fez uma parceria com CAARJ e a OAB/RJ e trouxe para o Fórum Regional da Barra da Tijuca, o atendimento especial para advogados e passantes.

- A gente está fazendo o que nós chamamos de diagnóstico por oportunidade. Assim, pegamos pessoas que não estão sentindo nada e fazemos os dois principais exames que detectam o AVC: a hipertensão e a fibrilação arterial - explica o médico.

A equipe ainda conta com um aparelho inédito no país:

- Importamos o aparelho AFIB, que detecta a fibrilação arterial, que detecta uma propensão ao AVC - contou o diretor de projeto, Francisco Guarisa, que ainda explica os motivos que levaram a empresa a criar os testes de prevenção móvel: 

- a ideia é levar essa possibilidade para diversos outros lugares e estados, dessa forma, levar o DNA da empresa que a prevenção, longevidade e custo benefício - disse.

O diretor ainda expõe que os trabalhos de prevenção podem ser os mais variados:

- Ainda temos ações com testes rápidos de glicemia e colesterol. Cada local podemos levar diferentes testes.

Os testes podem levar, no máximo, cinco minutos, e o atendimento móvel tem capacidade para cerca de 500 pacientes ao dia.

Chieppe é quem ressalta a importância de conseguir descobrir doenças ainda antes de se agravar:

- Identificar esses problemas antes dá a oportunidade para que a pessoa se cuide antes da evolução desses quadros. Dando mais chances de viver com qualidade de vida.