Alerj escolhe os deputados do Tribunal Misto

 “As coisas não estão boas para o governador”. Essa foi a fala do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), em entrevista ao canal CNN, no início da noite de ontem (29). Waldeck é um dos cincos deputados estaduais que farão parte do Tribunal Mista que decidirá a continuação do pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel.

Aos deputados escolhidos na tarde de ontem se unirão os cinco desembargadores eleitos, na segunda-feira (28), para dar continuidade ou não ao pedido de Impeachment do governador. A comissão se reúne amanhã (1º), às 14h, para começar as apurações e definir os primeiros procedimentos. Embora ainda exista perante a lei uma possibilidade de revogação do afastamento, Waldeck acredita que a situação para Witzel seja quase irreversível: “Os indícios contra ele estão bem robustos, o que deixa difícil uma reversão. Não gosto de ser precipitado quanto ao resultado, mas as chances reais de mudanças não são boas para Wilson Witzel”.

Os deputados estaduais votados para o Tribunal Misto

Alexandre Freitas (Novo) - 55 votos

Mais votado, o deputado Alexandre Freitas (Novo), exerce seu primeiro mandato na Alerj. Ele é advogado e tem pautas relacionadas ao liberalismo econômico. Ingressou no partido em 2015. No ano seguinte, candidatou-se a vereador da cidade do Rio, conquistando 2886 votos e virando suplente de Leandro Lyra. Em 2018, elegeu-se deputado com 20.234 votos

Freitas também já foi empreendedor na cidade do Rio e investidor, atuando ainda como voluntário na Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e como membro do Grupo de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio.

Chico Machado (PSD) - 54 votos

Nascido na cidade de Macaé, o segundo deputado mais votado foi Chico Machado (PSD). O fluminense está no primeiro mandato e foi o presidente da Comissão de Impeachment da Alerj. Ele é pecuarista e defende pautas ligadas à sua região.

Antes de assumir o mandato, Chico foi suplente de Gustavo Tutuca pelo PMDB nas eleições de 2014, assumindo o cargo em 2017, depois da nomeação de Tutuca como Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Contudo, o parlamentar foi exonerado em novembro e voltou ao cargo anterior, colocando Chico novamente como suplente. Em 2018, pelo PSD, o político conseguiu, enfim, eleger-se.

Waldeck Carneiro (PT) - 51 votos

Waldeck Carneiro, do Partido dos Trabalhadores, é quem ocupa a terceira vaga no tribunal. Professor da Universidade Federal Fluminense, preside a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj e atua em pautas ligadas à educação e à pesquisa.

Ao contrário de seus colegas mais votados, ele está no segundo mandato na Alerj e tem a cidade de Niterói como seu reduto dentro do estado. Em Niterói, elegeu-se vereador três vezes. Ex- diretor da Universidade Federal Fluminense, obteve 31.358 votos nas eleições de 2018, retomando a cadeira de deputado estadual, onde fica até 2022.

Dani Monteiro (Psol) - 37 votos

Única representante mulher e preta, a quarta colocada foi Dani Monteiro do PSOL. Aos 28 anos, a deputada é a mais jovem entre os parlamentares de toda a Assembleia. Como a maioria de seus colegas está também em seu primeiro mandato.

Apesar de jovem, Dani Monteiro tem uma história longa em atividade política. Cursando Ciências Sociais na Uerj ela assumiu a liderança do PSOL na Casa. Ex- assessora parlamentar de Marielle Franco, atualmente defende pautas relacionadas aos direitos humanos, das minorias e dos moradores de favelas.

Carlos Macedo (REP) - 34 votos

O quinto nome escolhido para integrar a Comissão Mista foi Carlos Macedo. Após empatar com Anderson Moraes, o parlamentar acabou ficando com a vaga, devido ao critério de desempate pela idade. Macedo é mais velho do que Moraes.

Líder do Republicanos na Alerj, ele entra para o time dos experientes no cargo, uma vez que está em seu segundo mandato. Ligado às correntes evangélicas, é o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional. Macedo foi reeleito em 2018 com 53.397 votos.