Por:

Roda de capoeira no Parque Olímpico aproxima o carioca da cultura brasileira

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico (Seturleo), promoveu na Arena Carioca 3 uma roda de capoeira especial, na manhã desta sexta-feira (13/11), para a entrega do cordel azul para o capoeirista Caio Salgado Gonçalves, agora conhecido como Caio Coringa. O evento contou com a presença do Mestre Hulk, do Mestre Nilo, dos alunos de capoeira da Arena, da secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju, e da secretária Especial do Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.

- O evento de hoje foi uma roda de capoeira para entregar o cordel azul para o aluno Caio Salgado Gonçalves, que se formou na UFRJ e vai começar a dar aula no Aterro do Flamengo. A graduação dele na capoeira seria em março, mas precisou ser adiada por conta da pandemia. Então, o Mestre Nilo, que é o Mestre dele e um irmão do coração que tenho, pediu que a gente fizesse a cerimônia aqui na Arena Carioca 3. Na roda, contamos um pouco da história do Mestre Nilo, do próprio Caio e no final concedemos a graduação legítima para ele. A partir de hoje, ele é o professor de capoeira Caio Coringa -, comentou o Mestre Hulk.

Agora professor de capoeira, Caio Coringa começou a jogar ainda criança e logo se apaixonou pela modalidade.

- A capoeira é a minha vida. Comecei a praticar quando tinha 8 anos e desde então continuo nessa jornada. A cada dia que passa, eu fico mais encantado. A sensação de liberdade é incrível e, inexplicavelmente, o ritmo te faz ultrapassar seus limites. Como professor de Educação Física, não poderia existir lugar melhor para me graduar. Dentro do Parque Olímpico, onde diversos atletas de alto nível já passaram, acredito que a energia do local me fez conquistar o cordel azul. Fico muito grato pela oportunidade de ser consagrado professor de capoeira pelas mãos de dois Mestres do último grau, Mestre Nilo e o Mestre Hulk. Foi gratificante demais receber o cordel azul e ver que todo o treino nesses mais de 10 anos na capoeira valeu a pena -, afirmou Caio Coringa.

A roda durou aproximadamente uma hora e contou com capoeiristas de todas as idades.

- A capoeira é a junção de esporte e cultura em um jogo tipicamente brasileiro. A Arena Carioca 3 está com inscrições abertas para as aulas de capoeira comandadas pelo Mestre Hulk. Quem quiser começar, basta vir até a administração da Arena para tomar mais informações -, concluiu a secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.