Só 200 mil votos (22 pontos) separam Paes de Crivella

Na reta final da campanha para o segundo turno das eleições municipais, os eleitores da capital fluminense parecem bastante indecisos. Apesar disso, o candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), vem ganhando fôlego frente ao seu concorrente, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM). Em pesquisa realizada pelo Gerp entre os dias 23 e 25 de novembro, Paes aparece com 61% dos votos válidos. Já Crivella, conta com 39%.

Se comparado ao resultado apresentado pelo Ibope na última quarta-feira (25), o atual prefeito cresceu na intenção de votos, já que contava com 35%. Paes, que aparecia com 65%, teve queda.

Segundo os dados coletados pelo Gerp, somando todos os votos, o que inclui brancos e nulos, Paes tem 44%. Marcelo Crivella aparece com 28%. Branco ou nulos somam 22%. Outros 6% não responderam.

Quando perguntado em qual candidato o eleitor não votaria de jeito algum, Crivella aparece com 32% contra 24% de Paes. A curiosidade fica por conta do alto índice de pessoas que não votariam em nenhum dos dois, 31%. O total que não respondeu foi de 13%.

A maioria dos eleitores de Crivella se concentra na Zona Oeste, que corresponde por 30% do seu total de votos. Já Eduardo Paes, tem maior concentração de votos na Zona Sul, com 54%. A região mais indecisa, segundo o levantamento, é a Zona Oeste, com 25% dos eleitores.

Quando divididos por sexo, os eleitores de Paes, em sua maioria são homens (44%). Neste cenário, Crivella, surge com 33%, outro avanço em sua campanha. Brancos e nulos correspondem por 18%, seguido de 5% que não respondeu.

Entre o público feminino, Paes também conta com 44% e Crivella, 23%. Mulheres que votariam em branco ou anulariam o voto, somam 26%, seguido por 6% que não responderam.

Por faixa etária, Crivella detém o maior percentual entre a população que vai dos 35 aos 44 anos, com 37% - um ponto percentual a mais que Eduardo Paes (36%).

A pesquisa foi registrada junto ao TRE-RJ, sob o protocolo 06817/2020. Foram ouvidas 1 mil pessoas das quatro regiões do município. A margem de erro é de 3,16 pontos percentuais para mais ou para menos.