Barra com mais proteção

Por Marcelo Perillier

Expandindo fronteiras, o projeto Segurança Presente chega à Barra com 85 agentes, divididos em três frentes: a pé, de carro ou de bicicleta, estas doadas pela Multiplan, empresa que controla o BarraShopping. De acordo com o deputado estadual Carlo Caiado (DEM), mentor do programa no bairro, os guardas vão atuar em áreas onde a Polícia Militar não estiver fazendo patrulha. 

O Barra Presente, a princípio, fará a segurança na Avenida das Américas, do metrô Jardim Oceânico ao BarraShopping, na Avenida Ayrton Senna e na Praça Duó, local que, na semana passada, recebeu cerimônia de oficialização do programa no bairro.

Na solenidade, que contou com a presença do governador Wilson Witzel; do vice-governador Claudio Castro; dos secretários Cleiton Rodrigues (Governo), Otavio Leite (Turismo), Felipe Burnier (Esporte); da deputada federal Laura Carneiro (DEM); do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), além de autoridades da região, como o Superintendente Sancler Mello, o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, e presidentes de associações de moradores, Caiado entregou ao governador um ofício da Associação de Moradores do Recreio (Amor) e abaixo-assinado de quatro mil assinaturas, solicitando que o Segurança Presente fosse expandido para o Recreio.

Witzel não só atendeu o pedido, como também disse que em 15 dias o programa estaria instalado no bairro.

A presidente da Amor, Simone Kopezynski, disse estar muito contente com a chegada do projeto no Recreio, porque, de acordo com ela, o bairro é uma das regiões que mais crescem na cidade e que, por isso, necessita de mais efetivo policial nas ruas.

ESFORÇO

O governador também enalteceu o esforço que a bancada do Rio está fazendo na Câmara dos Deputados, para trazer recursos para o programa. Tanto que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), já se comprometeu em trazer R$ 40 milhões para o projeto, com emendas parlamentares.

Durante a cerimônia, um grupo de pessoas fez um protesto pacífico contra Witzel, pedindo que ele convocasse os 800 candidatos remanescentes do último concurso da Polícia Militar, realizado em 2014.

De acordo com o governador, há previsão de um novo certame para a corporação, com a previsão de 2 mil vagas.