Por:

André Ceciliano é reeleito presidente da Alerj

O deputado André Ceciliano (PT) foi reeleito ontem (2) presidente da Alerj. Com 64 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, dos 69 votos, a chapa única “União Pelo Rio” foi escolhida para continuar os trabalhos da Casa por mais dois ano. A votação, que foi semi-presencial devido à pandemia, contou com o governador em exercício Claudio Castro. Além de Ceciliano, foram eleitos Jair Bittencourt (PP) para a 1ª vice-presidência, Chico Machado (PSD) para a 2ª vice-presidência, Franciane Motta (MDB) para a 3ª vice-presidência, Samuel Malafaia (DEM) para a 4ª vice-presidência, Marcos Muller (SDD) como 1º secretário, Tia Ju (REP) como 2ª secretária, Renato Zaca (PRTB) como 3º secretário, Filipe Soares (DEM) como 4º secretário, Pedro Brazão (PL) para o 1º vogal, Dr. Deodalto (DEM) para o 2º vogal, Valdecy da Saúde (PTC) para o 3º vogal e Giovani Ratinho (PROS) para o 4º vogal.

No discurso de posse, Ceciliano enalteceu o trabalho durante à pandemia, ressaltando que, mesmo com o isolamento social, a Casa se manteve atuante: “A crise nos fez trabalhar mais. Mesmo os parlamentares mais antigos como eu, pouco habituados a modernidades, aprenderam a usar as novas tecnologias. Se reinventaram. E resultado foi o que a gente viu. Nunca em toda a história deste Parlamento, fomos tão produtivos. Fizemos em 2020, 350 sessões extraordinárias. Somente no último ano, 435 projetos aprovados neste plenário se tornaram leis que ajudaram a minimizar o impacto da pandemia na vida das pessoas, sobretudo as mais pobres”.

Além disso, ele comentou a economia que a Alerj fez ao longo da sua primeira gestão: “Reduzimos em média 30% dos custos das contratações de bens e serviços, inclusive com a filmagem de todas as licitações. A TV Alerj ficou mais barata e passou a operar em sinal aberto em nossa gestão. O nosso Diário Oficial passou a ser online e criamos a Descentralização de Verba para os Gabinetes. Com isso, os deputados passaram a gerir seus gastos, com total transparência e todas as prestações de contas estão publicadas online”.

Ele também mencionou o poder de união da Casa, algo que colaborou para sua reeleição: “Nós temos tudo para ajudar a escrever um novo e bonito capítulo da história do Estado do Rio de Janeiro. Só essa união vai fazer com que o Rio saia dessa profunda crise econômica e social em que se encontra”.

Ceciliano encerrou o discurso priorizando o diálogo com o Executivo: “Vamos continuar de portas abertas para o Executivo, mas de ouvidos atentos à voz e ao clamor das ruas. Ajudando, sim, mas, ao mesmo tempo, cobrando e fiscalizando, de forma independente, como deve ser a relação entre os poderes numa democracia”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.