Juventude Carioca lança projeto de ajuda a comunidades

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUV-Rio) em parceria com o Polo de Inovação da Unisuam, lançaram dia 16 de Março, o edital do programa Favela Inova, com o objetivo é potencializar o perfil empreendedor já existente nas favelas e periferias do Rio e dar sustentabilidade de médio e longo prazos às ideias inovadoras desenvolvidas nesses territórios. As inscrições vão até 16 de abril e devem ser feitas neste site do projeto.

O secretário da JUV-Rio, Salvino Oliveira, comemorou a parceria e destacou a importância do edital.

“O empreendedorismo está cada vez mais forte na juventude e surge como uma oportunidade de renda, abrindo possibilidades para os jovens nem-nem, aqueles que não trabalham e nem estudam. É importante orientar e fortalecer as ideias que já circulam nas favelas, mas que acabam ficando na informalidade por falta de estrutura e conhecimento”, explicou Salvino.

O público-alvo é de jovens de 18 a 29 anos, moradores de comunidades, favelas e bairros periféricos da cidade. Serão duas modalidades de inscrição: germinação e incubação. A primeira é para desenvolver e validar ideias em estágio inicial, com ajuda e apoio para os passos iniciais da iniciativa empreendedora. Já a segunda modalidade é para aqueles projetos que estão em um estágio mais avançado de desenvolvimento.

Podem se candidatar grupos de duas pessoas ou mais, com uma ideia ou projeto que cause impacto na sociedade carioca.