Por:

Rio tem maior número de mulheres chefes de família do país

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior percentual de mulheres chefes de família: elas respondem por 81% do total de responsáveis inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal e por 87% dos que recebem o Bolsa Família. Com o objetivo de qualificar esse público para o mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social inicia em março, mês da mulher, o projeto Potência Feminina, uma parceria com as organizações Rede Mulher Empreendedora, Anjos da Tia Stelinha e o Google.

“O projeto vai capacitar para o empreendedorismo e a empregabilidade cinco mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além de enfrentar a crise econômica causada pela covid-19, o Potência Feminina vai ao encontro da principal ferramenta com a qual trabalhamos para oferecer novas perspectivas à população vulnerável: formação educacional e qualificação para o trabalho e a obtenção de renda”, explicou a secretária Laura Carneiro.

Quase metade das 238.169 mil mulheres que recebem bolsa família tem somente até o ensino fundamental, sendo que a grande maioria – 93.199 mil – tem o fundamental incompleto. São 10.257 mil sem instrução nenhuma e apenas 30.879 mil com fundamental completo. Chegaram ao ensino médio 100.040 mil, e apenas 63.286 mil completaram a educação básica. Somente 3.744 mil chegaram ao ensino superior.

A primeira turma teve início em 8 de março e contou com 200 inscrições. A cada trimestre, 60 mulheres que fizerem a capacitação serão escolhidas para participar de uma atividade de aceleração de negócios – que é o apoio para a ideia alçar voo – potencializando a implantação ou ampliação de pequenas iniciativas de geração de renda. As seis mulheres que mais se destacarem nas acelerações receberão até R$ 10 mil para o desenvolvimento do seu negócio.

O Rio também atingiu e ultrapassou este mês, pela primeira vez na história, a meta de população assistida pelo Bolsa Família. Foram inseridas no programa 30 mil novas famílias, totalizando 298.423 beneficiados – 5.104 a mais do que a meta (293.319) estipulada pelo governo federal, com base no Censo de 2010. Das novas famílias atendidas, 74% são chefiadas por mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.