Mais vacinas a caminho

A Secretaria de Estado de Saúde começou a distribuição da oitava remessa de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Na noite de terça-feira (16), o Ministério da Saúde entregou 444 mil doses de CoronaVac ao Rio. Dessas, 222 mil serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a secretaria distribuirá mais 174 mil doses de CoronaVac referentes à aplicação da segunda dose dos lotes enviados em 24 de fevereiro e 3 de março.

Ontem (17), as cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem, em Niterói. Hoje (18), cinco helicópteros, sendo um da Secretaria de Polícia Civil, dois do Governo do Estado e dois do Corpo de Bombeiros, vão transportar as vacinas até os demais 88 municípios.

A secretaria recebeu do Ministério da Saúde, até o momento, 2.310.120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, sendo 1.929.120 milhões da CoronaVac e 381 mil da Oxford/AstraZeneca.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde reforçou, em ofício enviado aos 92 municípios, a importância dos gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização. A secretaria ressalta que a programação deve ser organizada conforme o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco seja totalmente utilizado.