Para agradar a gregos e troianos

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), ouviu as demandas dos prefeitos dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense sobre a antecipação dos feriados, como medida para conter o agravamento da pandemia no estado.

“Deixamos claro, nesta reunião, que as prefeituras podem contar com o Parlamento Estamos vivendo um período difícil e entendemos isso”, afirmou Ceciliano.

A medida, que prevê a antecipação dos feriados de Tiradentes e São Jorge, foi elogiada pelos prefeitos. Porém, eles sugeriram que fosse incluída a proibição de acesso a cachoeiras e lagoas.

Prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, lembrou que o kit de intubação nas distribuidoras já está esgotado e que os hospitais da sua cidade estão com fila de espera.

“A situação da nossa região é igual à do Brasil, caótica. Tenho cerca de 130 leitos e todos já estão ocupados. Estamos em negociação para aumentar para mais 150 leitos, mas só conseguimos, até o momento, uma equipe médica, o que não resolve o problema com a demanda de casos”, contou.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, também disse que o município está com dificuldade de conseguir bombas, respiradores e máquinas.

“Nem vacina estamos conseguindo comprar e ainda estamos correndo o risco de o Ministério Público nos acusar de superfaturamento, porque quando encontramos suprimentos, eles já estão com os preços altos”, disse Carla.

Ceciliano sugeriu aos prefeitos buscarem consórcios para a compra das vacinas, mas antecipou que a Casa está disposta a ajudar na solução de possíveis entraves.