Mais leitos contra a covid

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou ontem (25), em coletiva no Palácio Guanabara, a abertura de mais de 900 leitos para tratamento de pacientes com covid-19 nas próximas duas semanas. A ampliação das vagas em hospitais do estado é resultado da articulação do governador em reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.

“Minha ida a Brasília já deu frutos. Estamos estadualizando 560 leitos federais. Eu tinha até anunciado um número menor, mas o ministro da Saúde deu a ordem: além de 80 leitos abertos ontem, serão mais 480 até a semana que vem. Teremos mais 560 leitos, que farão com que essa nossa taxa de ocupação baixe bastante ao longo da semana”, explicou o governador.

Além dos leitos em hospitais federais, há ainda mais vagas em unidades de saúde estaduais e na rede privada.

“Estamos aumentando os leitos estaduais. Temos uma perspectiva de 200 leitos estaduais a mais. Além disso, haverá mais um ingresso de 180 leitos da rede privada, após chamamento público”, completou Castro.

O governador anunciou também a criação de um calendário estadual de vacinação, para garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco.
Ele aproveitou para dizer que o estado vai receber, até o fim do mês, do Ministério da Saúde, um carregamento com 2 milhões de doses de vacinas contra o vírus.