Processo de concessão da Cedae entra na fase final

Faltando um mês para o leilão de concessão da Cedae, o governo do Rio se prepara para sacramentar o maior projeto de infraestrutura do estado.

Até o momento, 11 empresas nacionais e internacionais já fizeram mais de 2 mil visitas técnicas às instalações da Cedae.

“Lançamos o edital no fim de dezembro e estamos entrando na reta final do projeto, que está seguindo sem grandes problemas. Vale lembrar que a Cedae não será privatizada, a concessão é dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A Cedae continuará realizando os serviços de captação e tratamento de água nos municípios da Região Metropolitana”, explicou o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione.

Os investimentos na universalização dos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto exigirão um volume de investimentos de R$ 12 bilhões entre 2022 e 2026 e de R$ 13 bilhões entre 2027 e 2033.

O volume de investimentos é determinado pelas metas do Plano Nacional de Saneamento Básico e o Marco Legal do Saneamento – destinado a regular 90% de coleta e tratamento de esgoto e 99% de abastecimento de água até 2033 nas áreas urbanas.