Por:

Impasse perto do fim?

Por Marcelo Perillier

Uma novela que se arrasta desde o fim do ano passado pode estar chegando ao fim. Ontem (5), em audiência de conciliação virtual, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a Lamsa, travaram mais uma rodada de conversas sobre a Linha Amarela, com uma possível solução.

Durante a audiência, Fux fez uma proposta que agradou Eduardo Paes, mas que ainda aguarda retorno da concessionária, o que deve acontecer em 48 horas, segundo o advogado da empresa. Nela, a 6ª Vara de Fazenda Pública do Estado faria, em 90 dias, uma perícia nos contratos e aditivos entre a empresa e a Prefeitura e, durante esse período, a via expressa voltaria a ser controlada pela a Lamsa. A concessionária cobraria um pedágio de R$ 4, para a manutenção da via. Após os 90 dias, seria marcada nova audiência entre as partes, também coordenada pelo Supremo. Caso a Lamsa não aceite a proposta, o processo segue para julgamento no plenário do STF.

A novela da Linha Amarela começou na gestão de Marcelo Crivella, quando o ex-prefeito rompeu o contrato com a Lamsa e tentou a encampação da via, algo que conseguiu via projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores.

No entanto, brigas na justiça começaram e a via está “largada”. No início de sua gestão, Eduardo Paes tentou um acordo com a Lamsa, sem sucesso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.