Cedae vai desligar o Guandu para instalar bomba

A Cedae informou que vai desligar a Estação de Tratamento do Guandu para instalar uma bomba que deve reduzir drasticamente a quantidade de geosmina na água distribuída. Com isso, alguns bairros da cidade e algumas cidades da Região Metropolitana deverão sofrer problemas no abastecimento, que só deve se normalizar na sexta-feira, segundo a companhia.

A Cedae explicou que uma bomba será instalada na lagoa de captação — onde o Rio Guandu e outros cursos de água desembocam. O mecanismo, explica a companhia, vai revolver o fundo da lagoa, o que reduziria as condições para a proliferação da geosmina.

Desde o ano passado, a população do Rio sofre com a geosmina, que causa mau cheio e gosto de terra na água que abastece o Rio e Grande Rio.
Embora já tenha investido o valor de R$ 1 milhão para tratar a água com carvão ativado, a Cedae não conseguiu resolver a situação.

Há duas semanas, a empresa não divulga boletins sobre a quantidade de geosmina na água.

Segundo a Cedae, a solução definitiva para o problema seria fazer uma obra complexa no Rio Guandu e afluentes, que ainda está em processo de licitação.