Prefeitura promete mais ônibus no BRT até setembro

Após determinar a intervenção no serviço de ônibus BRT, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que pretende aumentar a frota dos atuais 120 veículos em operação para 241 até o início de setembro. No fim de 2016, o sistema BRT operava com 375 ônibus, segundo o prefeito Eduardo Paes.

“O sistema do BRT, ao longo desses meses, vai apresentar melhorias, mas a solução definitiva vai levar ainda algum tempo”, disse o prefeito.

No dia 3 de março, Paes anunciou a intervenção no BRT, que será licitado novamente. O sistema é dividido em três consórcios, que operam as linhas Transoeste, Transolímpica e Transcarioca. Os veículos são do tipo articulado e trafegam em corredores especiais, com paradas em estações construídas especialemente para o sistema.

Em tempos de pandemia, os veículos, que estão sempre superlotados nos horários de pico, viram locais de transmissão do novo coronavírus. No entanto, Paes disse que a tendência é diminuir as aglomerações ao se introduzir mais ônibus no sistema.

“É impossível você colocar em qualquer sistema de transporte as pessoas distantes um a dois metros das outras”, ressaltou o prefeito.