Por:

Vendas no Rio caem 12,5% no primeiro trimestre

As vendas do comércio do município do Rio caíram 12,5% no primeiro trimestre, segundo uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro, na qual foram ouvidos 750 estabelecimentos comerciais da capital.

De acordo com os empresários do setor, o resultado não surpreendeu porque, embora o processo de vacinação esteja em curso, o contexto econômico ainda não deu sinais de recuperação.

Em janeiro, a queda foi de 15%. Em fevereiro, de 6,5% e em março, de 12%.

A pesquisa revela que todos os setores do chamado Ramo Mole (de bens não duráveis) e do Ramo Duro (de bens duráveis) apresentaram resultados negativos.
Os que tiveram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram confecções (-7,2%), calçados (-6,5%) e tecidos (-6,2%) e no Ramo Duro (bens duráveis) óticas (-7,1%), móveis (-6,5%), jóias (-5,2%) e eletrodomésticos (-4,8%).

A venda a prazo, com retração de 5,8%, e a venda à vista (-5,5%) foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores no período mensurado pela pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.