Por:

Covid-19: cidades do Rio de Janeiro aplicam segunda dose da CoronaVac

Com a entrega de uma nova remessa de doses da CoronaVac ao estado do Rio de Janeiro e os envios divulgados pelo Instituto Butantan, municípios que suspenderam o calendário de aplicação da segunda dose na quinta-feira passada (29) retomam hoje (3) a imunização contra a covid-19.

A distribuição das vacinas para os municípios foi feita no fim de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Foram entregues 54.160 doses da CorovaVac e 595.820 da Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital anunciou, na noite de ontem (2), as novas datas previstas para a segunda dose da CoronaVac. A partir de hoje podem tomar a vacina os idosos com mais de 70 anos. Amanhã, será a vez de quem tem 67 anos ou mais. No sábado (8), receberão a segunda dose pessoas com 66 anos. Na quinta-feira da semana que vem (13), quem tem 64 e 65 anos. Os que têm 61, 62 e 63 anos poderão completar o esquema vacinal no dia 17.

Outros grupos que tenham recebido a primeira dose da CoronaVac entre os dias 5 e 9 de abril devem comparecer aos postos de vacinação dez dias após a data marcada para a segunda dose em seus comprovantes. Os que receberam a primeira aplicação entre 10 e 17 de abril devem tomar a segunda dose no dia 17 de maio. Para quem tomou a primeira dose depois do dia 17 de abril não haverá adiamento na aplicação da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a segunda dose da CoronaVac será aplicada somente no período da manhã.

Maricá

A prefeitura de Maricá, na região metropolitana do Rio, também retoma hoje o calendário de vacinação dos grupos prioritários. A cidade recebeu 480 doses da CoronaVac e até sábado aplicará a segunda dose apenas em quem recebeu a primeira há mais de 28 dias.

Para a imunização com a vacina da AstraZeneca, o novo cronograma começa hoje e vai até sábado, mantendo o escalonamento decrescente por idade e comorbidades. Estão incluídas as gestantes e puérperas, pessoas com síndrome de down, doença renal crônica e deficiência permanente.

São Gonçalo

Outro município que retoma hoje o calendário da segunda dose da CoronaVac é São Gonçalo, também na região metropolitana. Poderão completar a imunização com a vacina produzida pelo Instituto Butantan aqueles que tomaram a primeira dose há mais de 21 dias.

A prefeitura reservou local e horário para essa aplicação. Será das 8h às 17h nos polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto, e Hélio Cruz, em Alcântara, além dos postos de drive thru da Umpa de Nova Cidade, Clube Mauá, no centro; Centro de Tradições Nordestinas, em Neves e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Vista Alegre.

A vacinação com a primeira dose da AstraZeneca será feita hoje e amanhã para idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 54 anos, grávidas com comorbidades, profissionais de saúde a partir de 35 anos e trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade.

Campos dos Goytacazes

Em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, a aplicação da segunda dose da CoronaVac será retomada amanhã, exclusivamente para os idosos que tomaram a primeira até o dia 2 de abril. Os profissionais de saúde que estão com a segunda dose pendente devem fazer um cadastro por whatsApp no telefone (22) 99986-6796, por meio do qual será feita a convocação para receber o imunizante.

Para imunização com a AstraZeneca, o município convocou esta semana as pessoas de 59 anos para tomar a primeira dose. Mulheres devem comparecer aos postos na quinta-feira (6) e os homens na sexta-feira (7).

Niterói, na região metropolitana, Arraial do Cabo, na região dos lagos, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ainda não anunciaram a retomada da aplicação da segunda dose da CoronaVac.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.